Prefeitura inicia obras de calçada e recape asfáltico na Rua da Canoagem
Serviços começaram pela construção de calçadas no entorno da via, mas também será feita a pavimentação e nova sinalização no local

Para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana na região do Lago Igapó I, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Obras e Pavimentação, deu início aos trabalhos de revitalização da Rua da Canoagem, que liga a Rua Senador Souza Naves com a rotatória da Barragem do Lago Igapó.
A primeira etapa das obras é a construção da calçada em concreto alisado no entorno do lago. Ela terá 750 metros de comprimento às margens do meio-fio, e contará com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil para as pessoas com deficiência e sinalização horizontal e vertical de todo o trecho. Além disso, a Prefeitura também vai arrumar a rampa de acesso de embarque e desembarque para os barcos, fazendo-a com piso de concreto armado.

Após a finalização dessas etapas, será dado início ao recape asfáltico dos 750 metros de comprimento da via, que tem 8 metros de largura. A ideia é finalizar os serviços complementares, que incluem a construção das calçadas e a parte urbanística, em cerca de 30 dias. Para que, então, inicie o recape do asfalto.
O secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa, considera essa execução uma obra importante, porque ela vem complementar a questão da duplicação da Avenida Aminthas de Barros e a sequência da Avenida Souza Naves, a partir do momento da Bíblia. “Há muitos anos essa via não recebeu recape e ela é que margeia o Lago Igapó até a barragem do lago. Ao meu ver, é uma melhoria muito importante, principalmente para os pedestres que, agora, terão uma calçada pavimentada com piso tátil, o que vai melhorar muito a acessibilidade nesse espaço público de lazer”, disse Verçosa Silva.
O Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, ressaltou que a rua da Canoagem é parte de um local bonito e que precisava desta intervenção. “É um local que apresenta um grande fluxo de pessoas e veículos, principalmente após a obra de duplicação da avenida Souza Naves, que foi entregue no ano passado”, afirmou Canhada.
A empresa contratada para a realização das obras é a Construtora Felicita LTDA – EPP, que terá até 90 dias para entregar os serviços, a contar de 29 de junho. O objetivo das obras é resolver um dos gargalos no sistema viário da área central da cidade de Londrina, dando continuidade ao tráfego do prolongamento da Rua Souza Naves até a proximidade da Barragem do Lago Igapó.
Com isso, a intenção é promover a melhoria da mobilidade urbana ao promover alternativas de integração entre os bairros e entre os diversos modais de mobilidade, como os veículos de passeio, caminhões, ônibus do transporte coletivo, pedestres e ciclistas. Para essa melhoria urbana, a Prefeitura de Londrina está investindo R$ 378.050,48, no processo licitatório de Concorrência, Tipo Menor Preço.
Outros recapes – Na semana passada, a SMOP também começou o recape de várias ruas que beneficiarão os moradores dos Parque Ouro Branco, Jardim Piza e o Jardim Petrópolis e aqueles que trafegam por essa região. Está em andamento a recuperação asfáltica das Ruas Vitória-Régia e Flor dos Alpes, no Ouro Branco.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa Silva, pelo 3372-4194.