Conferência Municipal de Assistência Social tem quase 150 delegados inscritos
Dentre os inscritos, 14 serão eleitos para representar as entidades, os profissionais, os usuários, as organizações e as organizações não governamentais nas Conferências Estadual e Nacional de Assistência Social

Encerrou no último domingo (11), a inscrição para os interessados em concorrer como delegados na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Ao todo, cerca de 150 pessoas se inscreveram para participar nesta categoria, que contempla os representantes dos serviços não governamentais socioassistenciais de
proteção social básica e especial; organizações profissionais; movimentos da sociedade civil; usuários e de trabalhadores da área.
A população em geral ainda pode se inscrever gratuitamente pela internet (clique aqui). A conferência municipal acontecerá nos dias 26 a 29 de julho, de forma on-line, por meio “Google Meet” e com transmissão pelas redes sociais Youtube, Facebook, e Instagram do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), organizador da conferência. Nos dias 26, 27 e 29 o encontro será na parte da manhã, das 8h30 às 12h. Somente no dia 28 de julho, ele será à tarde,das 14h às 17h30.
Os links de acesso serão disponibilizados pelas redes sociais, e-mail e na página do CMAS pela internet. Para quem não tem acesso a um computador ou à internet, serão disponibilizados polos de apoio presencial, devendo ser feita a indicação dessa necessidade acessando o link específico disponível no formulário (clique aqui).
A intenção é que, na conferência municipal, sejam eleitos os 14 representantes da sociedade civil e seus suplentes. Além deles, outros 14 representantes do poder público serão indicados pelo poder público municipal. “Nossa expectativa é de ampla participação, porque a conferência municipal é um espaço legítimo de participação popular. É o momento em que a sociedade civil como um todo pode contribuir com a construção de políticas públicas, com a avaliação e o planejamento das ações que precisam ser realizadas nos próximos anos. Por isso, reforçarmos o convite para a população participar”, convidou a a presidente do CMAS, Soraya de Paula Garcia.
As conferências municipais servem de espaço de debate e avaliação das políticas públicas de assistência social. Por isso, espera-se que conferência de assistência social traga novas diretrizes, para consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários dos serviços e dos que atuam nele. Pensando nisso, o tema escolhido para 2021 foi “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. “Estamos na expectativa com a Conferência Municipal de Assistência Social, porque será a primeira vez que vamos utilizar o formato on-line, por isso estamos buscando envolver todos nossos serviços para mobilizarmos os usuários e darmos todo o suporte para que eles participem. É um momento muito importante de conferir o que foi executado até o momento e de priorizarmos as ações para os próximos anos”, contou a secretária municipal de Assistência Social, Jaqueline Marçal Micali.
Cronograma – A abertura está prevista para as 9h, do dia 26 de julho, com a aprovação do regimento interno e a avaliação da política de assistência social durante os anos de 2019 a 2021. A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, fará a abertura, seguida pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Soraya de Paula Garcia de Campos, que apresentará um balanço da gestão do mesmo período.
No dia seguinte, 27 de julho, os participantes poderão assistir à palestra sobre a “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, que é o tema deste ano. A ministrante será a professora doutora Abigail Torres. Ela é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, além de ser pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da mesma universidade.
No dia 28 serão analisadas as propostas e moções, com a posterior votação. No dia seguinte, serão homologadas as candidaturas daqueles que querem concorrer como representantes da sociedade civil no CMAS e a delegados na Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social. A escolha se dará por meio de eleição, cujo resultado será apresentado e homologado no mesmo dia. As diretrizes aprovadas na conferência, assim como os eleitos, trabalharão com o conselho durante o biênio 2021-2022. Todos que se inscreverem e participarem dos encontros vão receber certificados.
Pré-conferências – Antes da realização da conferência municipal, foram realizadas diversas pré-conferências, que aconteceram de 15 de maio a 30 de junho. Somente nos encontros preparatórios, mais de 1.000 pessoas estiveram presentes, participando ativamente. As pré-conferências são momentos prévios de debates, em que se discutem os avanços e demandas da política de assistência social, e as propostas delas decorrentes. A Conferência Municipal é uma organização do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Londrina.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do CMAS, Soraya de Paula Garcia, pelo (43) 99659-7881.