Cidadão

Saúde finaliza Dia D de Combate à Dengue no Jardim Novo Perobal

Cerca de 25 toneladas de materiais foram recolhidas em três dias de serviços no local; foram feitas visitas domiciliares, orientação aos moradores e remoção de objetos

No último sábado (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a última etapa das ações do Dia D de Combate à Dengue no Jardim Novo Perobal, região sul de Londrina, finalizando os trabalhos que também ocorreram nos dias 29 e 30 de janeiro neste bairro. A mobilização resultou na retirada de cerca de dois caminhões e meio de materiais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Este montante corresponde a aproximadamente 25 toneladas de objetos recolhidos. Durante os três dias de ação, foram realizadas visitas domiciliares, totalizando cerca de mil imóveis alcançados, além de orientações aos moradores e eliminação de criadouros. O foco da remoção foram objetos que acumulam água, como pneus, recipientes descartáveis, móveis inutilizados e outros materiais encontrados nos imóveis e áreas externas.

Foto: Divulgação

A iniciativa contou com a atuação integrada dos agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), reforçando o trabalho intersetorial no enfrentamento às arboviroses.

O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, informou que os serviços foram levados ao Jardim Novo Perobal por conta do aumento recente dos casos notificados de dengue nessa área da cidade, a fim de conter a proliferação e manter a população ciente de seu papel.

Ele destacou que a colaboração comunitária é fundamental para o controle da dengue, por meio da manutenção dos quintais limpos, da eliminação de água parada e da autorização de acesso dos agentes aos imóveis. “A prevenção contínua segue sendo a principal estratégia para reduzir o risco de novos casos no município. As atividades no formato do Dia D envolvem diferentes frentes de trabalho, permitindo a conscientização da comunidade e colocando em prática serviços efetivos de enfrentamento”, enfatizou Ribas.

Sobre o envolvimento dos moradores do Jardim Novo Perobal nas ações do Dia D, Ribas citou que o resultado foi excelente, contribuindo para o sucesso da execução com serviços exitosos. “A adesão e participação, no geral, foi muito boa, tanto na recepção das equipes durante as orientações realizadas pelos agentes, quanto na facilitação para acesso aos imóveis na retirada dos materiais”, relatou.

Ainda de acordo com o gerente, a SMS está avaliando o cenário para a realização de novas edições do Dia D de Combate à Dengue. “A frequência média da iniciativa nos bairros varia conforme o panorama, que está sempre em monitoramento, podendo ser semanal ou quinzenal”, adiantou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos