Conheça o trabalho de conscientização da Gerência de Educação Ambiental
Desde 2020, órgão tem adaptado suas atividades ao contexto da pandemia, desenvolvendo ações como oficinais virtuais e campanhas de coletas de resíduos em formato drive-thru

Instituída em 2001, a Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), atua para conscientizar a população londrinense sobre a importância da preservação e conservação ambiental e dos recursos naturais. Composta por cinco servidores, a equipe da GEA inclui uma geógrafa, um professor de biologia, duas técnicas de Gestão pública e uma Estagiária. As atividades realizadas pelo órgão abordam temas como resíduos sólidos, arborização urbana, quantidade e qualidade da água, queimadas e bem-estar animal, entre outros.

Em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, a GEA precisou adaptar suas ações, que até então consistiam principalmente em palestras, visitas a escolas e participações em diversos eventos presenciais. A gerente de Educação Ambiental, Mariza Pissinati, explicou que as atividades passaram a seguir diferentes formatos, explorando, por exemplo, os meios digitais.
“Desde o ano passado, temos realizado várias lives e produzido materiais educativos como vídeos, publicações nas redes sociais e cartilhas digitais. Essas iniciativas têm tido uma receptividade muito boa por parte da população. Tivemos, por exemplo, um bate-papo sobre composteiras domésticas com 93 inscritos, sendo que 41 pessoas eram de outras cidades”, afirmou.
Além das atividades on-line, a GEA tem promovido, em conjunto com outras organizações, diversas ações de coleta de recicláveis, realizadas em formato drive-thru. Entre 2020 e 2021, essas atividades contaram com a participação de mais de 1.200 veículos e contribuíram para dar a destinação correta a 33 toneladas de resíduos, incluindo itens como pilhas e baterias, calçados e peças de vestuário, chapas de raio-x, eletroeletrônicos e óleo vegetal usado.
Em novembro do ano passado, também foi realizada uma campanha de recebimento de pneus inservíveis, que teve 26 participantes e recolheu 2.229 itens. Outras ações presenciais – todas seguindo as normas de prevenção à transmissão do novo coronavírus – incluíram eventos de plantio de árvores e a coleta de resíduos descartados irregularmente em áreas verdes.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental, Mariza Pissinati, o novo contexto ocasionado pela pandemia de Covid-19 trouxe desafios para o órgão, mas também oportunidades para o desenvolvimento de ações inovadoras. “Quando a pandemia estiver controlada, vamos voltar a realizar, presencialmente, iniciativas como a Biblioteca Móvel Ambiental, Descobrindo o Parque, Cultivando o Verde e Projeto Ecocidadão. Porém, muito do trabalho que estamos desenvolvendo agora vai ser aproveitado no futuro, pois esse novo modelo de atividades remotas permite alcançar públicos aos quais não tínhamos acesso anteriormente”, frisou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, pelo telefone (43) 3372-4768