Guarda Municipal encontra pedras de crack em praça pública
Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC) tem como primeira atribuição a fiscalização dos espaços públicos
A Guarda Municipal recebeu ontem (10), pelo 153, denúncia de um morador do parque Ouro Branco, em que relatou a depredação de postes de iluminação, por cinco menores. A ação foi realizada, pela Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), em uma praça localizada na rua Flor do Campo, s/nº, região sul da cidade.
A equipe da GM deslocou-se para o local. Com a chegada, três dos menores correram e os dois que ficaram foram abordados. Não foi encontrado nada com os menores. Em revista minuciosa feita posteriormente no local, a Guarda encontrou quatro pedras de crack. A droga foi encaminhada à 10ª Subdivisão Policial, para as devidas providências.
O inspetor da Guarda Municipal, Ricardo Leandro Felipe, falou sobre a importância da ação. “As praças fazem parte dos espaços públicos da cidade. E a fiscalização desses espaços é a primeira atribuição da Guarda”, explicou.
Outra equipe da GM, o Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), encontrou em patrulhamento, também na noite de ontem, um veículo abandonado, na rua Rutilo s/nº, próximo ao cemitério do jardim Ideal. O gol branco encontrava-se sem banco traseiro e com a lataria em perfeito estado, o que despertou estranhamento na equipe.
O veículo foi roubado no dia 18 de fevereiro deste ano, segundo consta em boletim de ocorrência registrado no 4º Distrito Policial. O carro recuperado estava com placa falsa. A ocorrência foi registrada pela equipe da GM na 10º Subdivisão Policial e o veiculo encaminhado ao pátio do Detran.
“O GEPE atua em patrulhamentos em espaços públicos, tanto de dia, como de noite. É a equipe responsável pelas Ações Integradas Fiscalização Urbana (AIFU)”, explanou o inspetor. As ações são realizadas em parceria com a polícia civil, polícia militar, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – CMTU e algumas secretarias da prefeitura.
De acordo com Felipe, as AIFU têm como objetivo fiscalizar o espaço urbano, como bares, lanchonetes e hotéis, para verificar se os alvarás estão de acordo com as determinações da CMTU, se é permitida a venda de bebida alcoólica para menores, entre outros pontos.