Campanha vacina mais de 42 mil pessoas
Segundo dados da Secretaria de Saúde, 50,53% das pessoas já se protegeram da gripe sazonal e A (H1N1); a vacinação continua até o dia 13 de maio
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, lançada oficialmente no último dia 30, encerra na próxima sexta-feira (13). A fim de evitar proliferação da gripe A (H1N1) e gripe sazonal, a vacinação visa imunizar pessoas do chamado grupo de risco: crianças entre seis meses e dois anos, idosos acima de 60 anos, profissionais da área da saúde, gestantes e indígenas.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última segunda-feira (9), cerca de 42.590 pessoas foram vacinadas, ou seja, 50,53%. Na divisão específica por grupos, foram registrados 49,5% de crianças, 14,12% de profissionais da área da saúde, 30,09% de gestantes, 56,55% de idosos e 60,11% de indígenas.
A diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, comentou e avaliou os números. “A Secretaria em si esperava mais. A preparação feita era para mais. Através dos números analisados, notamos que o índice de idosos e gestantes precisa ser melhorado. Pelos menos é o esperado”, afirmou.
Ela também destacou os benefícios da vacinação contra a gripe. “É extremamente importante para a população em geral. Por exemplo, a vacinação para idosos acontece desde 1999. Houve uma diminuição de complicações, internações e, principalmente, óbitos”, enfatizou.
A meta inicial da campanha é vacinar 84 mil pessoas. No entanto, a diretora acredita que o número aumente. “Em todas as campanhas, a população é alertada para não deixar para última hora. Mas, sabemos que é uma questão cultural. O brasileiro é assim. Por isso, ainda temos uma boa expectativa nesta reta final”, ressaltou.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe ainda prossegue até o dia 13 de maio. É necessário levar carteira de vacinação à unidade básica de saúde nos horários de funcionamento. Não há previsão para prorrogar a campanha.