Convênio oficializa Olimpíadas Escolares 2011 em Londrina
Cidade venceu Joinville na disputa pela sediação do evento; competição é considerada berço do esporte brasileiro
Durante a coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto na manhã desta quinta-feira (12), foi assinado o convênio firmado entre a Prefeitura de Londrina e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para que Londrina seja sede das Olimpíadas Escolares 2011, que será realizada de 2 a 11 de dezembro. Assinaram o convênio o prefeito Barbosa Neto, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) Claudemir Vilalta e o diretor geral das Olimpíadas Escolares Edgar Hubner.
Claudemir Vilalta, presidente da FEL, falou da importância deste evento para o esporte na cidade. “Londrina já havia sido sede das Olimpíadas Escolares de 2009, e esperávamos sediar a edição de 2012, é realmente um presente ter aqui o maior evento esportivo estudantil do país já em 2011”, afirmou.
Na disputa pela sediação do evento, a principal candidata era a cidade de Joinville (SC), mas Londrina acabou alcançando o direito de sediar a competição graças ao bom número de vagas na rede hoteleira, que conta hoje com 5 mil leitos e capacidade para abrigar os atletas e seus familiares com conforto e qualidade.
Segundo o presidente é uma satisfação, mas também uma grande responsabilidade sediar as Olimpíadas Escolares 2011, já que a cidade estava se preparando para o evento ser realizado em 2012. “Essa Olimpíada é considerada o berço do esporte brasileiro, é por aqui que vai passar os nossos representantes nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016”, comentou Vilalta.
O gerente de iniciação, fomento e eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, contou sua estréia no atletismo em Londrina, e concordou com o posicionamento de Vilalta quanto à possibilidade de nomes que forem destaque nas Olimpíadas Escolares virem a serem os representantes do país nas próximas Olimpíadas.
Hubner também ressaltou que ele não escolheu Londrina, a cidade que foi competente política e estruturalmente para sediar o evento. “Londrina foi indicada pelas suas qualificações. Sabemos que podemos mudar o país aliando educação e esporte, ao prefeito e todas as pessoas que se empenham por isso, o nosso muito obrigado”, agradeceu o diretor geral.
Vestindo a camisa do Comitê Olímpico, o prefeito Barbosa Neto agradeceu em discurso, a atenção especial que o diretor Edgar Hubner dispensou a Londrina. “Londrina é a primeira cidade do sul do país a ser sede das Olimpíadas Escolares. São 40 mil escolas do Brasil inteiro, e mais de 2 milhões de atletas que disputarão uma vaga para a Olimpíada que será feita em Londrina”, comemorou o prefeito.
As Olimpíadas Escolares reúnem quase mil escolas, 200 dirigentes, 400 técnicos e cerca de 4.500 jovens de todos os estados brasileiros. São atletas que já terão passado pelas etapas municipais e estaduais e que vão disputar 11 modalidades esportivas individuais e coletivas (atletismo, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, handebol, natação, taekwondo, tênis de mas, xadrez, voleibol e ciclismo).