Sexta na Concha homenageia idosos com repertório especial
Apresentação, que promete ser tranquila, conta com boleros, marchinhas de carnaval, xotes, entre outros ritmos que marcaram gerações
A Concha Acústica recebe amanhã (13), às 18h30, o projeto Candeeiros, dentro da programação do Sexta na Concha. O projeto Sexta na Concha faz parte de uma programação contínua. É realizado toda sexta-feira e conta com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura – PROMIC, da Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com o gerente de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Alessandro Capeloto, o Sexta na Concha recebe diversas intervenções artísticas toda semana. “A importância da apresentação do projeto Candeeiros, dentro do Sexta na Concha, é trazer diversidade às apresentações”, ressaltou o gerente. “A cultura não é fixa. Pelo contrário, passa por várias áreas”, completou.
O Candeeiros é formado pelo contrabaixista, Ricardo Penha, que é também coordenador do projeto, e por Tinho Lemos, voz e violão. Para a apresentação de sexta, eles serão acompanhados pelo tecladista Clécio Borici e pelo baterista Victor Hugo (Vitinho).
Segundo o coordenador do projeto, Ricardo Penha, a apresentação na Concha Acústica contempla músicas antigas que marcaram gerações. “A seleção contempla boleros, marchinhas de carnaval, xotes, músicas do Roberto Carlos, nordestinas, entre outras”, explicou Penha.
O repertório é voltado para os idosos. “Mas tem muita gente que não é idoso, que gosta de música antiga”, observou o coordenador. “Queremos mostrar para a população que é possível fazer música boa e tranquila”, destacou.
Ele disse ainda que não são realizados muitos eventos voltados para a terceira idade. E que, por isso, é importante a apresentação desta sexta. “Mostrar para os idosos que existe música para eles, e que eles podem se divertir”, elucidou.
Além das músicas, será divulgado o projeto Candeeiros e, no decorrer do evento, serão contadas algumas histórias vivenciadas nos asilos.
Projeto Candeeiros
O projeto existe há dois anos, mas essa será a primeira apresentação na Concha Acústica. O Candeeiros também recebe patrocínio do PROMIC.
O projeto tem o objetivo de realizar apresentações musicais gratuitas em três asilos da cidade (Lar das Vovozinhas, Lar Maria Tereza Vieira e Asilo São Vicente de Paulo), no Centro de Sócioeducação de Londrina (CENSE 1) e na Concha Acústica.
“Visitamos cada asilo uma vez por mês. Cada apresentação dura cerca de uma hora e meia”, explanou Penha. “E, no CENSE, desenvolvemos um trabalho com os adolescentes, no qual o principal ritmo é o hip hop”, completou o coordenador. A visita ao CENSE é realizada um mês sim, um mês não.
Ele ressaltou a importância do projeto para os idosos. “Eles nos aguardam o mês inteiro. É um momento de descontração e alegria”, caracterizou. Penha disse também que os idosos dançam entre eles, “o que acaba virando um bailinho”.