Sema inicia construção de espelhos d’ água em Londrina
Projeto será executado primeiramente nos fundos de vale dos conjuntos Farid Libos e José Belinati; Cohab e Secretaria de Obras também participam da medida
Os conjuntos Farib Libos e José Belinati foram os locais escolhidos pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) para iniciar o projeto de implantação de espelhos d’ água em fundos de vale. O anúncio foi feito hoje (12), durante coletiva do prefeito Barbosa Neto. O trabalho terá início na próxima quarta-feira, com previsão de entrega de 15 dias. O Ribeirão Lindóia será utilizado pela prefeitura para desvio da água, que vai abastecer os espelhos.
O município não vai ter nenhum custo, já que os recursos aplicados vêm diretamente de empresas que contraíram dívidas com a Sema, mas vão reverter o débito na construção dos espelhos. Para que a ação tenha eficiência, outras secretarias também vão atuar em conjunto, para beneficiar a comunidade dos dois conjuntos.
Depois desta etapa, a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) vai transferir as famílias da região para residências erguidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A Secretaria de Obras é outra parceira do projeto e tem a responsabilidade de construir a pista de caminhada e adequar o local. Porém, antes da execução, o projeto necessita que o Instituto Ambiental do Paraná IAP conceda uma licença ambiental que autoriza a revitalização do local pela prefeitura.
“Vamos oferecer mais conforto aos moradores. O projeto inclui a instalação de equipamentos para exercícios físicos e a pista de caminhada, o que incentiva ainda mais a prática do esporte na nossa cidade. Os trabalhos não devem interferir na vida das famílias da região, que serão deslocadas pela Cohab para moradias dignas”, afirmou Barbosa Neto.
De acordo com o secretário do Ambiente, José Novaes Faraco, a iniciativa é uma novidade no município. “É uma ação importante, onde o poder público cria mais um espaço de lazer na cidade, garantindo comodidade, conforto e tranquilidade aos londrinenses”, comentou.
Premiação
José Faraco desembarca amanhã em Florianópolis (SC) para receber a medalha de Mérito Ambiental Dom Pedro II, premiação concedida pelo Instituto Tiradentes, órgão vinculado ao governo de Minas Gerais.
O critério utilizado pela organização mineira foi a atuação dos secretários do Ambiente nos três estados do sul do Brasil e como suas ações influenciam na qualidade ambiental de cada município. A votação foi feita pela internet.
Fotos:Luiz Jacobs.