Defesa Social apresenta balanço das atividades do primeiro semestre em Londrina
Central telefônica da Guarda Municipal registrou 12.303 chamados aos números 153 e 199 (Defesa Civil)

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, informa o balanço das atividades desenvolvidas e dos serviços prestados pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) no primeiro semestre de 2021.
O Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM), central responsável pelo recebimento dos chamados de emergência que chegam aos telefones 153 da GM e 199 da Defesa Civil, registrou 12.000 ligações oriundas da área urbana e 303 da zona rural. Destas, de acordo com o setor de Estatística da instituição, 4.119 se tornaram boletins de ocorrência de diversas naturezas.

Patrulhamento preventivo
O registro de patrulhamento preventivo e pontos base (PB) – momento em que a viatura faz uma parada de 15 a 20 minutos nos próprios públicos municipais, vias de grande fluxo de veículos ou demais pontos da cidade – somaram 30.032. Dos quais 23.505 são registros de patrulhamento e 6.527 são de PB’s. A Guarda Municipal registrou 1.131 boletins de ocorrência em prédios públicos municipais no período.
Destaques
No primeiro semestre os guardas municipais registraram 86 boletins relacionados ao achado de substâncias entorpecentes e tráfico de drogas. Algumas das ocorrências foram registradas nas imediações dos próprios públicos. De acordo com um levantamento do Grupo de Operações com Cães (GOC) foram apreendidos mais de 67kg de substâncias entorpecentes variadas, divididas em quase 4.800 porções. Os objetos, além de um revólver com quatro munições, foram encontrados com apoio dos cães farejadores em dezenas de ocorrências.

No período, 18 mandados de prisão foram cumpridos e 14 veículos foram recuperados. Todos os números apresentados resultam do trabalho integrado entre todos os guardas municipais coordenados pela diretoria operacional, inspetorias e supervisões dos grupamentos: Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), Guarda Municipal Patrimonial (GMP), Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), Guarda Municipal Rural, Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) e Guarda Municipal Patrimonial (GMP).
Trote e engano
A central de GM registrou 1025 ligações por engano e 414 trotes nos telefones 153 e 199 da Defesa Civil. A soma dos números representa cerca de 11,7% do montante de ligações recebidas no semestre. Chamadas como estas atrapalham o serviço prestado pela instituição. Após a instalação de uma gravadora de ligações, os números diminuíram um pouco, porém a Defesa Social reforça o pedido para que a sociedade se conscientize quanto ao uso correto do serviço para que não haja interrupções indevidas ou prejuízo para quem estiver em emergência.

Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), atendeu 174 ocorrências de queda de árvores, alagamentos, prestação de apoio, contenção de derramamento de óleo nas vias entre outras. Durante o primeiro semestre, os agentes fizeram 36 vistorias em estruturas físicas de casas e estabelecimentos comerciais, e inclusive em obras públicas a fim de identificar possíveis problemas como, por exemplo, risco de desabamento.

Patrulha Maria da Penha
Até o final do mês de junho a central 153 da Guarda Municipal recebeu 321 chamadas referentes à Patrulha Maria da Penha, das quais 222 foram para situações quando a vítima já possuía medida preventiva expedida pela justiça, e 99 atendimentos referentes às vítimas de violência sem medida protetiva. Os boletins de ocorrência em situação de descumprimento da medida protetiva somaram 136. Sem medida protetiva ficou em 81 registros.
A patrulha Maria da Penha é um serviço personalizado da GM na cidade desde o dia 6 de julho de 2015. Agentes capacitados atuam 24 horas por dia, todos os dias, no combate à violência contra mulher.

Lei seca
A Guarda Municipal registrou 85 infrações referentes à lei seca municipal no semestre. O número representa uma queda de aproximadamente 69% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 274 multas. Boa parte dos flagrantes foram feitos por conta do consumo de bebidas após às 22h e, em alguns casos, pessoas foram flagradas consumindo nas proximidades de estabelecimentos de ensino durante o dia.
Enfrentamento à COVID-19

O telefone 153 foi o destaque como o principal canal para o recebimento das denúncias relativas ao combate à pandemia em Londrina. Os agentes da Guarda Municipal têm somado esforços com as secretarias municipais que estão na linha de frente, além de outros órgãos de segurança.
Informações do Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) e do setor de Estatística da instituição, apontam que no primeiro semestre de 2021 a Guarda Municipal recebeu 3.997 denúncias via 153 ou whatsapp 99995-0272, das quais 3354 ocorrências foram atendidas pela GM e 643 encaminhadas aos outros órgãos fiscalizadores.
No primeiro semestre foram lavrados 864 termos de constatação referentes aos flagrantes de descumprimento das medidas profiláticas estabelecidas pelos decretos municipal e estadual de combate ao avanço da pandemia. Do total de termos, 303 foram para pessoas flagradas sem máscara; 221 para estabelecimentos comerciais flagrados abertos em desconformidade com o horário estabelecido entre outras irregularidades; 85 referente à lei seca; 79 para flagrante de festas, eventos e esportes (jogos futebol); 65 para bares flagrados com irregularidades; 42 para aglomerações em praças, parques e residências; 40 para flagrante de uso de narguilé; 24 para funcionamento irregular da construção civil e cinco quebras de isolamento.

Barreiras Sanitárias
A Guarda Municipal investiu no serviço de Barreiras Sanitárias nos locais de grande fluxo de pessoas a fim de evitar aglomerações bem como levar informações a respeito das medidas de segurança e combate à pandemia. Durante o serviço os guardas municipais fornecem máscara, álcool em gel para quem precisar e inclusive esclarecem as dúvidas sobre como a população pode denunciar irregularidades.
Investimentos
A Defesa Social segue investindo em sistemas, equipamentos e projetos que visam melhorar os serviços prestados à população. O setor administrativo destaca alguns avanços que foram alcançados pela atual administração, como por exemplo o convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP) sobre o Boletim Unificado (BOU). O instrumento garante que a Guarda Municipal de Londrina passe a consultar mandados em geral; consultar veículos em situação irregular (furto, roubo, entre outros); consulta da situação administrativa dos condutores; confecção, consulta e produção de relatório.
A aquisição do Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), “botão do pânico”, ferramenta gerenciada pela central de emergência da GM que visa proteger ainda mais as mulheres vítimas de violência, de casos mais graves, em Londrina. A fim de melhorar o serviço da Patrulha Maria da Penha, um convênio foi assinado para aprimorar o acesso e o lançamento dos formulários relacionados aos casos de violência contra mulher, o que vai agilizar o serviço prestado.

Vale destacar ainda que a secretaria viabilizou a reforma base norte da GM, a renovação do convênio do porte de armas com a Polícia Federal pelo prazo de dez anos, aquisição de duas viaturas através de emenda parlamentar, aquisição de armamentos, processos de doação software, kits de primeiros socorros, execução de recursos do CMDCA, entre outras ações.
A Defesa Social concluiu a primeira fase do projeto “Monitorar para Proteger”, que conectou através do sistema de alarme, todas as escolas municipais com a central de monitoramento da Guarda Municipal. A ação contribuiu para a queda de ocorrências nesses próprios públicos.
Paralelamente, o projeto “Informar para Proteger”, que leva informações para os servidores públicos municipais e usuários dos serviços públicos sobre como funciona e quando o serviço de segurança da Guarda Municipal pode ser acionado, segue sendo desenvolvido pelas equipes.
A Secretaria de Defesa Social concluiu um diagnóstico de segurança sobre pontos vulneráveis em todos os prédios públicos da Prefeitura de Londrina. O trabalho foi executado por técnicos da Guarda Municipal e os relatórios foram enviados aos responsáveis de cada secretaria envolvida para que as medidas sejam avaliadas.

Trânsito
O convênio com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) viabilizou a capacitação de dezenas de guardas municipais para a realização do apoio na fiscalização no município. Houve diminuição do descumprimento das leis de trânsito nas áreas de lazer entre outros locais que eram alvos de denúncias. Por estar presente 24 horas nas ruas, a Guarda Municipal tem contribuído para a melhoria da segurança no trânsito de Londrina.
Serviço
Os telefones 153 da Guarda Municipal de Londrina e 199 da Defesa Civil Municipal continuam à disposição da comunidade londrinense. O atendimento