Destaques

Sextou na Concha abre edital de seleção de 10 bandas para temporada 2026

O prazo para inscrição termina no dia 20 de dezembro; nesta sexta (5) o palco do Sextou recebe a banda Maverick

Estão abertas as inscrições para as bandas que têm interesse em integrar a 3ª edição do projeto “Sextou na Concha”, que ocorrerá durante 2026. O edital foi aberto na última segunda-feira (1º) e aceitará respostas até 20 de dezembro, às 23h59. A submissão das propostas devem ser feitas por pessoas jurídicas ou MEIs, por meio do preenchimento de formulário on-line.

O edital prevê a seleção de até 10 bandas para compor a programação cultural da tradicional Feira Gastronômica Londrina. Serão 33 apresentações musicais distribuídas entre os meses de janeiro e agosto de 2026. As datas dos shows ainda não foram divulgadas.

Quanto ao cachê, o edital dispõe de um total de R$ 23.100, portanto, cada banda irá receber o valor R$ 700 por show realizado. Conforme o edital, cada banda deve ser composta por no mínimo três integrantes. Assim como nas edições anteriores, há preferência para os seguintes gêneros musicais: pop anos 70 a 90; e rock nacional e internacional, anos 70 a 90.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Esta próxima edição do projeto traz novidades, com inscrições abertas para a seleção de bandas de segmentos diferentes: uma banda de samba e/ou pagode será selecionada para tocar na 2ª edição do Pré Carnaval da Concha; e uma banda de sertanejo será selecionada como atração musical da 3ª edição do Arraiá da Concha. Bandas que já se apresentaram anteriormente também podem concorrer neste edital.

Para a coordenadora e produtora cultural do Sextou na Concha, Marina Costa, o projeto se mostra uma importante iniciativa para valorização do espaço público e promoção de lazer à população, além de ampliar a visibilidade das bandas participantes. “A expectativa é que as bandas selecionadas continuem atingindo seus próprios objetivos, dentre os quais ter mais visibilidade e também a oportunidade de tocar em um patrimônio histórico icônico e preservado como é a Concha Acústica”, afirmou.

A seleção das bandas está a cargo da equipe de produção e monitores do projeto, e será feita entre os dias 21 e 24 de dezembro de 2025. Durante esse período a equipe poderá entrar em contato para esclarecer eventuais dúvidas. O resultado está previsto para ser divulgado ainda este ano, no dia 25 de dezembro, e será publicado nas páginas do instagram @feiragastronomicalondrina e @sextounaconcha, canais oficiais do projeto. Após a publicação oficial do resultado do edital, as bandas selecionadas serão comunicadas pela organização via e-mail ou telefone declarados na ficha de inscrição.

Para mais detalhes, o público pode acessar o edital. Em caso de dúvidas, ou para obter mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail concha.amigos@gmail.com ou pelo número (43) 99101-4941.

Neste ano, o Sextou segue com a Feira Gastronômica e as apresentações musicais até o dia 26 de dezembro.

Foto: Divulgação

Show com a banda Maverick – Para amanhã (5), está programada mais uma realização do Sextou na Concha. De praxe, a tradicional Feira Gastronômica inicia as atividades às 18h, com a comercialização de alimentos e produtos artesanais. Quem sobe ao palco é a banda Maverick, com repertório regado a rock nacional e internacional. O evento é gratuito e aberto ao público.

A atração musical está agendada para às 19h30 e se estende até o encerramento da Feira, às 22h. Antes, às 19h, o Sextou recebe a apresentação especial do Coral Vinde a Cristo e do Coro Infanto-Juvenil e Piá da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A banda Maverick traz um repertório musical diverso, com clássicos do rock nacional e internacional. Entre os covers que compõem a setlist estão os sucessos das bandas CPM 22, Capital Inicial e Ramones. Segundo o vocalista do grupo musical, Bidigo, está é a primeira vez que a Maverick se apresenta na concha Acústica. “Estamos muito ansiosos, pois é um lugar que já fomos muitas vezes ver outras bandas, algumas bandas de amigos nossos. É um lugar que sempre tivemos vontade de tocar”, compartilhou.

Nascida em Londrina, a Maverick é composta por Bidigo, no vocal; Che, na bateria; Jean Tarden, no baixo; Júnior Rocha, na guitarra; e Rian, na guitarra. De acordo com Bidigo, a banda surgiu de um modo espontâneo: ele e os demais integrantes se reuniam para beber e tocar músicas, sem compromisso. “Depois de algumas reuniões fomos tocar no casamento do Jean, o baixista, acabamos recebendo alguns convites de outras festas e colocando a banda pra tocar pra valer nos bares e eventos aqui da cidade”, contou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Feira e projeto – Além do show, o Sextou também dispõe de barraquinhas de comidas e bebidas que oferecem um cardápio variado, com mais de 26 opções. Torresmo, mandioca frita, pães, milho cozido, yakisoba, caldo de cana, sucos e bolos caseiros são algumas opções que compõem o menu desta edição. Haverá ainda a comercialização de produtos como camisetas de rock, flores e jóias de prata.

Criado em 2021, o projeto “Sextou na Concha” anima as sextas no Centro Histórico da cidade, levando cultura, arte e lazer à população, além de fomentar a economia criativa. Para a coordenadora e produtora cultural do projeto, Marina Costa, todo londrinense deveria ir à Feira para conhecer. “Londrinense que é londrinense precisa conhecer nossa cultura de feira, ainda mais no nosso Centro Histórico. Uma Feira Gastronômica de alta qualidade, com 26 tipos de itens em um único lugar, sem contar a música boa. Famílias inteiras se divertindo e se preparando para o final de semana”, afirmou.

O projeto é realizado pela Concha – Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, com patrocínio da Prefeitura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos