Projeto Tecendo o Futuro inicia oficinas segunda-feira
Terceiro Distrito Policial receberá oficina do projeto Tecendo o Futuro; detentas aprendem pintura em telas e acessórios
A Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a artista plástica, Lú Cilião, realiza, a partir da próxima segunda-feira (16), as oficinas do projeto Tecendo o Futuro. As aulas acontecem toda segunda-feira das 14h às 16h, inicialmente, com as detentas do 3° distrito.
No ano passado, o projeto Tecendo o Futuro realizou as primeiras oficinas com as detentas do 4° distrito policial, quando 16 mulheres concluíram o curso. Este ano, o projeto se estendeu às detentas do 3° distrito e já conta com 59 mulheres interessadas, divididas em duas turmas.
Para a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, o projeto tem bons resultados. “Além da remissão de pena, que era nosso objetivo inicial, percebemos que este trabalho contribui para a ressocialização das detentas, melhora a autoestima e a convivência entre o grupo”. afirmou a secretária.
As oficinas contam com o apoio do grupo Nós do Poder Rosa na compra dos materiais utilizados nas aulas. Durante as oficinas, as detentas aprendem a pintar em telas e acessórios como bolsas e carteiras.
Segundo a artista plástica, Lú Cilião, que ministra as oficinas, o objetivo é, futuramente, conciliar a produção das oficinas de costura, também realizada pela Secretaria da Mulher, aos trabalhos da oficina Tecendo o Futuro.
Projeto Tecendo o Futuro
O objetivo do projeto é atuar, junto às carceragens femininas dos dois Distritos Policiais de Londrina, para atender as principais demandas das detentas: informação e orientação para defesa de direitos, assistência à saúde e realização de atividades produtivas, com vistas à remissão de pena e à ressocialização. O público beneficiado é de aproximadamente 120 mulheres.
Ações já desenvolvidas pelo projeto:
• Mutirão de justiça: revisão de processos de 22 detentas (3º D.P)- seis solturas
• Implantação da Horta Comunitária no 3º e 4º D.P. – parceria com a Secretaria da Agricultura
• Apresentação de projeto de atividades produtivas, para remissão de pena junto à VEP (4ºD.P)
• Implantação da Oficina de crochê – (4º D.P.)
• Estabelecimento de parceria com Poder Rosa e artista plástica Lú Cilião (Projeto BEC – Bom é Cultura), que resultou na implantação da oficina de artes plásticas no 4º D.P
• Exposição dos quadros produzidos pelas detentas:
Casa de Cultura José Gonzaga Vieira (novembro)
Biblioteca Pública Municipal de Londrina (novembro)
Museu de Artes de Londrina – Comemorações Aniversário de Londrina (Dezembro)
Saguão da Prefeitura, durante a 19ª Semana Municipal da Mulher