14ª Conferência Municipal de Assistência Social começa na segunda-feira (26)
A abertura está programada para 9h, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) vai realizar a partir da próxima segunda-feira (26), das 8h30 às 11h, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro será on-line através do “Google Meet” e haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais Youtube, Facebook, e Instagram do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), organizador da conferência. Os interessados podem acompanhar os trabalhos, por meio de links que serão disponibilizados nas redes sociais, por e-mail e na página do conselho na internet. Basta se inscrever aqui.
A abertura está programada para as 9h, com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, que fará a apresentação da conferência e será seguida pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Soraya de Paula Garcia de Campos, que trará o balanço da gestão atual. Além da abertura com as autoridades haverá a leitura e a aprovação do Regimento Interno e a avaliação da política de assistência social durante os anos de 2019 a 2021.
Na terça-feira (27), o encontro começa às 8h e prosseguirá até as 12h. Neste dia, os participantes poderão assistir à palestra intitulada “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com a ministrante Abigail Torres.
Torres é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), mestre e doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, além de ser pesquisadora e professora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da mesma universidade.
Já na quarta-feira (28), os debates serão no período da tarde, começando às 14 e prosseguindo até as 17h. Na quarta, será feita a apresentação das propostas resultantes das pré-conferências, que reuniram cerca de 1.000 pessoas. Nessas encontros preliminares, 236 propostas foram apresentadas pela população. Elas foram compiladas e serão debatidas com o público participante. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Soraya de Paula Garcia, a intenção é deliberar as propostas prioritárias, para votá-las junto com as moções, que são aquelas, de diversas naturezas, em que a população se manifesta acerca de determinado assunto.
O encerramento será na quinta-feira (29), às 17h30. Durante o dia inteiro, serão homologadas as candidaturas daqueles que querem concorrer como representantes da sociedade civil no CMAS nas Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social. A seleção dos candidatos se dará por meio de eleição, cujo resultado será apresentado e homologado no mesmo dia. A eleição dos delegados será das 10h às 16h, somente na quinta-feira (29), em toda rede de serviços socioassistenciais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O mandato será de dois anos, a contar de julho de 2021.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo CMAS, já se inscreveram para concorrer como delegados 288 pessoas. “A conferência municipal e o conselho são espaços legítimos para a participação popular, porque é um momento em que todos podem contribuir para a construção das políticas públicas e das ações que devem ser colocadas em prática, nos próximos anos. Assim como foram as pré-conferências, nós esperamos que o conferência seja um sucesso”, disse Garcia.
Para quem não tem acesso a um computador ou à internet que permitam acompanhar a conferência serão disponibilizados polos de apoio presencial. A indicação dessa necessidade deve ser feita por meio do link específico disponível no formulário (clique aqui).