Prefeito recebe representante da Ouvidoria Nacional e do serviço Ligue 180
Objetivo foi apresentar a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e eventualmente concretizar parcerias para o alinhamento da Rede de Proteção às Mulheres
Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Marcelo Belinati recebeu, em seu gabinete, a visita de uma representante da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), Vanessa Vilela Berbel, coordenadora-geral do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, o Ligue 180, um serviço de utilidade pública do Governo Federal essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. A secretária municipal de Políticas paras as Mulheres, Liange Doy Fernandes, também esteve presente.

O objetivo da visita foi apresentar a Ouvidoria Nacional ao prefeito e eventualmente concretizar parcerias para o alinhamento da Rede de Proteção às Mulheres e do fluxo destas denúncias, além de fazer a disseminação deste canal de atendimento para a população local. “Viemos falar sobre o Ligue 180, sobre a Ouvidoria Nacional, e conversar com o prefeito sobre a possibilidade de alinhamento de algumas ações entre a Ouvidoria Nacional e a Prefeitura de Londrina”, explicou Berbel.
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes. O canal também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A denúncia pode ser feita pela própria mulher violentada ou por terceiros, garantindo o anonimato, caso seja solicitado. O Ligue 180 existe há mais de 15 anos e é o maior canal de denúncias do pais. Ele atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países. O atendimento pode ser feito em libras, em português, espanhol e inglês. Clique aqui para acessar o site do serviço.

Além do telefone 180, o serviço também presta atendimento pelo aplicativo DH Brasil, pelo número de WhatsApp (61) 99656-5008, e pelo chat do site Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. “Além de prestar o serviço ao cidadão, também somos um importante canal para os gestores públicos. Quem faz a gestão das políticas públicas tem, na Ouvidoria Nacional, um registro e um retrato do cenário de violência na sua localidade. Nós disponibilizamos o painel de dados da Ouvidoria Nacional, onde é possível encontrar o perfil das vítimas, dos suspeitos e os tipos de violação, de acordo com cada município”, contou.
O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a visita de Vanessa Vilela Berbel e já organizou uma ida a Brasília/DF, para o próximo mês, a fim concretizar a parceria com a Ouvidoria Nacional e implantar o serviço em Londrina. “É nosso papel nos organizarmos no sentido de combater a violência contra a mulher e dar apoio às vítimas. Por isso, estamos abertos a implementar, cada vez mais, em Londrina, ações e mecanismos que tenham este objetivo”, destacou.
Dentro da Ouvidoria Nacional, além do ligue serviço Ligue 180, que é direcionado à mulher, também há o Disque 100, um canal de denúncia voltado para os outros grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos e deficientes.




