Prefeitura vistoria revitalização do Igapó 2 e construção de capela na zona sul
A agenda ainda terá visitas técnicas a espaços públicos nas regiões sul e norte, que poderão ser objetos de novos projetos de revitalização

Mais uma etapa de fiscalização integrada em obras públicas será realizada pela Prefeitura de Londrina nesta terça-feira (27). Representantes da administração municipal, e das empresas contratadas responsáveis, irão acompanhar, às 13h30, o andamento dos serviços na área do Lago Igapó 2, que passa por amplo processo de revitalização. Na sequência, às 14h15, o trabalho ocorrerá na avenida Guilherme de Almeida, região sul, onde está sendo construída uma nova capela mortuária, no terreno em que funcionava a sede da antiga usina de asfalto do Pavilon.

Quem transita pelo entorno do Lago Igapó 2 consegue notar o cenário de mudança no local. A revitalização deste espaço, um dos principais cartões postais de Londrina, busca proporcionar mais segurança, conforto e qualidade de vida aos frequentadores. Equipes continuam executando diferentes trabalhos, paralelamente, nas ruas Bento Munhoz da Rocha Neto e Professor Joaquim de Matos Barreto.
Ao longo da rua Bento Munhoz da Rocha Neto, sentido avenida Higienópolis, está na reta final a instalação das novas estruturas de floreiras na passagem de passeio, com paisagismo, bem como a recuperação de piso, pintura de calçadas e ciclovia. As novas floreiras irão contornar toda a extensão do Lago 2, que está sendo readequada para ficar mais acessível e agradável para o uso de ciclistas, pedestres e famílias em seus momentos de lazer e descanso.
As mesmas melhorias também estão em andamento na outra extremidade do lago, na extensão da rua Professor Joaquim de Matos Barreto. Duas ilhas de trânsito existentes neste trajeto passam por adequações estruturais que permitirão trazer mais espaço para o fluxo viário. Nessa região, algumas bocas de lobo estão sendo realocadas para o ajuste da drenagem de águas pluviais.
Além da instalação de floreiras e melhorias em calçadas e ciclovias, a revitalização do Lago 2 abrange novo mobiliário urbano que será instalado, posteriormente, com bancos, totens, ilhas de descanso e parquinhos infantis. E também serão entregues equipamentos de ginástica e paisagismo, dentre as melhorias, que ainda contemplam iluminação LED. O investimento total da Prefeitura será de cerca de R$ 1 milhão.

Capela da região sul – A construção de uma nova capela na avenida Guilherme de Almeida prosseguem na região sul, com a execução das etapas iniciais da obra. O novo complexo terá salas individualizadas para velórios, em uma estrutura completa e moderna para oferecer conforto e qualidade ao público. A capela, uma reivindicação antiga da comunidade, está sendo implantada próximo à Praça da Juventude, no local onde funcionava a sede da antiga usina de asfalto do Pavilon.
Após a adequação e limpeza dos terrenos e entorno, a empresa contratada – Construtora Regioli Ltda – continua trabalhando na preparação do solo que receberá a infraestrutura do prédio. Os serviços já feitos, e em desenvolvimento, incluem nivelamento de terreno, fundação, escavações, colocação de estacas, e preparo das vigas concretadas que servirão de base para as paredes do novo imóvel.
A área total a ser construída é de 276,94 m². Integram a execução a construção de cobertura, paredes, acabamentos e revestimentos, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, rede de incêndio, pintura e outras várias intervenções. Haverá duas salas individualizadas para velórios, cada qual com área de copa, banheiros e área de convívio comum. Também está prevista a climatização das salas com aparelhos de ar-condicionado. Ainda integra o projeto uma área externa de acesso com arborização e iluminação, e a obra respeitará todos os requisitos referentes a condições de acessibilidade.
O valor original de contrato é de R$ 957.665,75. O recurso disponibilizado é próprio do Município e a gestão da capela ficará por conta da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF). Iniciada em meados de abril, a previsão de entrega é para fevereiro de 2022.
Outras visitas – O cronograma de vistorias da Prefeitura, nesta terça (27), ainda terá, a partir das 15h, duas visitas a dois espaços públicos de lazer e atividades que poderão ser objeto de projetos elaborados pela administração municipal. São eles a Praça da Juventude da região sul e a avenida Curitiba, na área norte, que margeia uma parte do complexo do Lago Cabrinha. A agenda terá participação de representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).