Programa RH Cuidando do Servidor realiza curso sobre perfis de comportamento
Devido à capacitação dos servidores, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos estará fechada ao público na sexta (30), das 16h às 18h

Os atendimentos ao público prestados pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) estarão temporariamente suspensos nesta sexta-feira (30), exclusivamente das 16h às 18h. O fechamento parcial irá ocorrer devido a uma capacitação voltada aos servidores, com o tema “A importância do Mapeamento Comportamental na Gestão de Pessoas”. A atividade será conduzida, em formato on-line, pelo professor do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rubens de França Teixeira.

Todos os servidores da SMRH em atividade, inclusive aqueles que estão em teletrabalho, participarão do curso, totalizando cerca de 60 pessoas. A ação integra o programa “RH Cuidando do Servidor”, que existe há dois anos e busca incentivar o autocuidado, motivação, engajamento, comunicação interpessoal e produtividade dos servidores. Isto ocorre por meio de visitas a outros órgãos e setores, atividades formativas, encontros virtuais, oficinas de autocuidado, entre outros trabalhos.
O ministrante explicará conceitos relacionados ao mapeamento comportamental, apresentando os principais perfis pessoais segundo a metodologia DISC, que visa identificar traços comportamentais predominantes nos indivíduos. Este modelo de testes, considerado um dos mais completos e utilizados em treinamentos, é aplicado para aprimorar o desenvolvimento e gestão de pessoas.
A partir de um material preparado com base neste método, os servidores da SMRH poderão realizar, em tempo real, um teste rápido para verificar em qual perfil mais se encaixam. Haverá uma série de questões com itens a serem escolhidos pelos participantes, gerando pontuação que se enquadrará em um dos quadros predominantes existentes. Dentre os tipos comportamentais predominantes, existem o dominante, influente, estável e analítico Ao final, o professor realizará um momento de discussão e balanço sobre os resultados apresentados.
Segundo o professor da UEL, esta ferramenta possibilitará aos gestores e servidores uma ideia sobre os perfis demonstrados, fazendo a identificação das características, pontos fortes e eventuais melhorias dentro de cada base comportamental. “A capacitação tem foco na gestão de grupo e autoconhecimento dos profissionais. O intuito é mostrar diferentes fatores e fazer com que os líderes e equipes de RH da Prefeitura pensem sobre suas maiores capacidades e também limitações em termos de trabalho. Isto é importante e pode refletir na ampliação de visão a respeito do público atendido e no fluxo interno de ações, aprimorando a qualidade dos serviços”, frisou.
Teixeira informou que o método utilizado, o DISC, tem base estatística e possui alto índice de assertividade, cerca de 97%. “Este exercício abre muitas possibilidades acerca da gestão de pessoas. Para este curso, faremos uma abordagem mais breve, mas buscando trazer uma noção de que, conhecendo melhor seu próprio perfil, o servidor pode saber qual forma de comunicação ou postura deve adotar diante de cada público”, completou.
A assistente social da Gerência de Desenvolvimento da SMRH, Marcelle Diorio, reforçou que a capacitação, dentro da programação do “RH Cuidando do Servidor”, é mais uma ação oferecida aos servidores para qualificar, ainda mais, os atendimentos. “Investir em pontos como o autoconhecimento é fundamental para estimular os colaboradores. Manter um ambiente de troca de experiências ajuda no trabalho coletivo, na produtividade, assertividade e engajamento dos profissionais no dia a dia. O programa continuará com diferentes atividades, abordagens e temas”, ressaltou.