Cidade

Prefeitura capacita funcionários do Programa Saúde da Família

Treinamento anual é uma recomendação do Ministério da Saúde; secretaria de saúde tem 77 equipes para realizar atendimento em 52 unidades básicas

O município, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove até o dia 27 de maio, no auditório do edifício Eurocenter (avenida Higienópolis, 1.601), o curso “Treinamento em estratégia à Saúde da Família” para profissionais das 77 equipes que hoje atuam no Programa Saúde da Família (PSF) nas 52 unidades básicas de Londrina. A capacitação começou na última segunda-feira para quatro turmas.

O PSF faz a prevenção e o tratamento para atenção básica da saúde municipal, realizando um atendimento em uma área de abrangência determinada pelas unidades básicas. O trabalho é feito por um médico, um enfermeiro, um ou dois auxiliares de enfermagem e  de quatro a seis agentes de saúde. Cada equipe atende até 4.500 pessoas, mas o número pode variar, dependendo das localidades beneficiadas pelo posto de saúde.

De acordo com a assessora técnica de enfermagem da Diretoria de Ações de Saúde (DAS), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, Tatiane Almeida do Carmo, o curso conta com a parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Unifil. Ela afirmou que a proposta é melhorar o atendimento prestado na rede municipal. “Trata-se de uma atualização dos dados feita anualmente, readequar o modelo de visita aos moradores da região de cada unidade básica. Estamos cumprindo uma recomendação do Ministério da Saúde”, disse.

Segundo a assessora, 10 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) auxiliam as 77 equipes do PSF, nos aspectos técnicos, bem como trabalham novas diretrizes com o público beneficiado. “O curso traz novos elementos que foram incluídos no projeto do programa, como incentivar a atividade e controlar a alimentação”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos