Prefeitura lança projeto “RH Acolhe” para atender o servidor municipal
Iniciativa vai oferecer diversas atividades, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários; ações iniciam na segunda-feira (2)

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), inicia, na próxima segunda-feira (2), o projeto “RH Acolhe – do nosso servidor a gente cuida”, que faz parte do Programa de Atenção ao Servidor Público Municipal. A iniciativa é voltada aos servidores das diversas secretarias e autarquias municipais, e o primeiro encontro terá a seguinte programação: meditação, às 11h30 e às 13h30, e atendimentos individuais, das 12h às 13h30.
Entre os objetivos do projeto, estão: melhorar a qualidade de vida dos servidores; proporcionar reflexões sobre a importância do autoconhecimento e autocuidado; e estimular o autocuidado, a motivação, engajamento e produtividade dos servidores. Para isso, o RH Acolhe vai abordar temas que contribuirão para o desenvolvimento humano e auxiliarão na melhoria contínua da eficiência e qualidade dos serviços públicos.
O projeto vai ofertar ações pré-definidas, para que o servidor participe de acordo com seu interesse, como atendimento individual de acolhida e escuta; ou ações coletivas e em grupos, que são as oficinas de meditação e de autocuidado, rodas de conversa e terapia comunitária. As atividades serão realizadas pelas profissionais da SMRH Marcelle Diorio de Souza (assistente social), Rosane Milani Manganotti (enfermeira) e Cristiane Angélica Balan (psicóloga).
A programação será informada às sextas-feiras, no Canal Interação (Intranet) e pela página do Instagram da SMRH. E os encontros serão realizadas às segundas-feiras, das 11h às 14h, na sala de reuniões da SMRH, no piso térreo da sede administrativa da Prefeitura. Para participar, os servidores devem agendar previamente pelo telefone 3372-4036 e e-mail capacitacao.rh@londrina.pr.gov.br, ou poderão se dirigir ao local das ações.
A secretária municipal de Recursos Humanos em exercício, Marcelle Diorio, explicou que a adaptação do novo cenário gerado pela pandemia da Covid-19, que levou ao distanciamento e isolamento social, tornou-se um desafio para a humanidade. “Neste contexto, a área de Recursos Humanos passou a ser ainda mais protagonista e estratégica por fazer a gestão de pessoas, uma vez que é desafiador saber conduzir as emoções e o desempenho de seus colaboradores para sobreviver a este cenário de crise. Por isso a importância de promover programas como este, que estamos lançando agora”, enfatizou.

Marcelle ressaltou que, atenta ao “novo normal” imposto pela pandemia, a área de Recursos Humanos precisou se reinventar, ter visão sistêmica, criatividade, resiliência, buscar novas estruturas de trabalho e tomar decisões rápidas em meio a diversas informações ambíguas, a fim de garantir a saúde e bem-estar de seus colaboradores, bem como, assegurar o mínimo de estabilidade dentro de tantas inseguranças.
“Os aspectos trazidos pela pandemia foram decisivos para a implementação do Programa RH Cuidando do Servidor na Prefeitura de Londrina, uma vez que a SMRH tem como propósito cuidar dos servidores de um jeito especial e, neste momento, isso tornou-se ainda mais prioritário. Diante disso, propõe-se o projeto RH Acolhe – Do nosso servidor a gente cuida, para levar ainda mais cuidados e saúde ao servidor municipal de Londrina”, apontou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Recursos Humanos, em exercício, Marcelle Diorio, no 3372-4036.