Guarda Municipal divulga balanço das ações realizadas nos últimos dias
Patrulha Maria da Penha atendeu três ocorrências de flagrante nos últimos dias em Londrina; as vítimas acionaram a Central 153, da Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal de Londrina (GML), divulgou na manhã desta terça-feira (3), o balanço das principais ocorrências atendidas pelo setor operacional.
A Patrulha Maria da Penha foi acionada, no início da manhã de sexta-feira (30), para atender uma denúncia de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, no Conjunto Mister Thomas, na região leste de Londrina. A vítima ligou para Central de Emergência 153 informando que o seu ex-companheiro estava tentando entrar na residência. A informação foi repassada imediatamente para as equipes, que conseguiram chegar ao local e encontrar o suspeito. Após a confirmação do descumprimento da medida judicial, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil.
No final da tarde de sexta-feira (30), a Defesa Civil Municipal foi acionada para prestar apoio ao Corpo de Bombeiros. A intenção era ajudar na contenção de uma mancha de óleo derramada em uma avenida da zona sul da cidade. A equipe foi até o local e conseguiu colaborar para a normalização do fluxo do trânsito e evitar acidentes.
Já na madrugada de sábado (31), a Central 153 da Guarda Municipal recebeu um alerta do Dispositivo de Segurança Preventiva (Botão do Pânico). O sinal veio de uma residência localizada no Conjunto Luis de Sá, na região norte. A equipe, que realiza patrulhamento preventivo, foi até o endereço cadastrado. No local, a vítima confirmou ter Medida Protetiva de Urgência contra o ex-marido e que ele tinha adentrado à residência, descumprindo a determinação do Poder Judiciário. O homem foi localizado pelos guardas municipais e recebeu voz de prisão em flagrante. Diante do fato, ele foi conduzido ao Plantão Policial.
Já na manhã de segunda-feira (2), a Patrulha Maria da Penha foi acionada para ir até o Jardim Monte Cristo, zona leste. A vítima de violência doméstica informou que foi agredida pelo ex-companheiro, contra quem tem uma Medida Protetiva de Urgência. Após a ameaça, a invasão de domicílio e agressão, ela foi socorrida pelas equipes da Guarda Municipal que foram até o local. Os GMs encontraram o agressor, que recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia da Polícia Civil.

Tráfico de drogas – Na segunda-feira (2), uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), durante patrulhamento pelos prédios públicos da região central, recebeu uma denúncia de tráfico de drogas nas imediações da praça da Copel.
A equipe foi até o local e conseguiu abordar um suspeito, que tentou fugir ao ver os guardas municipais. Com apoio dos cães farejadores do Grupo de Operações com Cães (GOC) foram localizadas 225 pedras de crack, 23 porções de maconha e R$180,85. O homem confessou a prática de tráfico de drogas no local. Diante do fato, ele foi conduzido à autoridade policial.
No final da tarde de segunda-feira (2), uma equipe GTAM, em patrulhamento preventivo pela Concha Acústica e pelo Bosque Municipal, visualizou um homem em atitude suspeita. O rapaz tentou fugir da equipe, porém não conseguiu. Durante a tentativa de fuga, ele largou uma sacola com objetos. Os guardas encontraram a sacola contendo 24 porções de maconha e R$ 374,80. Diante do flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central da Polícia Civil. O jovem estava utilizando tornozeleira eletrônica.
Fiscalização de trânsito – Durante o patrulhamento preventivo pelas imediações da Escola Municipal Miguel Bespalhok, região leste, nesta segunda (2), a equipe GTAM visualizou um motociclista em atitude suspeita. O rapaz foi abordado pelos guardas e com apoio da equipe de trânsito da GM, os agentes identificaram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a moto estava com escapamento irregular. O veículo foi recolhido ao pátio da Prefeitura, com ajuda do serviço de guincho.