Obras no Bosque Central impedem trânsito na Av. São Paulo a partir de 5ª feira (19)
Após análise de risco de acidentes, Prefeitura e construtora impedirão o trânsito totalmente nas duas avenidas, São Paulo e Rio de Janeiro, em datas diferentes

A Prefeitura de Londrina informa mudanças na interdição das pistas da Avenida São Paulo e da Avenida Rio de Janeiro, que ficam no entorno do Bosque Marechal Cândido Rondon, no centro da cidade. Inicialmente, a intenção era impedir o trânsito em meia pista de ambas avenidas simultaneamente, a contar da próxima segunda-feira (16). Porém, após análise técnica dos engenheiros da empresa contratada para a realização das obras, San Pio Construtora, e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), decidiu-se pela interdição completa da Avenida São Paulo, a partir da próxima quinta-feira (19). A interdição dessa via permanecerá durante o final de semana e será no trecho entre a rua Pará e a Travessa Padre Bernardo Greis.
A medida foi tomada depois da avaliação de risco de acidentes para os trabalhadores da obra e para os motoristas que trafegam pelo local. Isso porque, segundo a engenheira da San Pio Construtora, Amanda Castro, impedindo apenas meia pista, resta pouco espaço para os operários trabalharem e para a passagem dos carros. Já com o trânsito totalmente impedido por quatro dias seguidos será possível a construção completa da faixa elevada de pedestres. Com isso, a partir da segunda-feira seguinte (23), os carros e motos poderão circular normalmente pela via. O liberação do trânsito para ônibus e caminhões deverá esperar até 15 dias, que é o tempo ideal para a cura completa do concreto.

Depois de construída da faixa elevada da Avenida São Paula, os trabalhos seguirão para a Avenida Rio de Janeiro, também no trecho entre a rua Pará e a Travessa Padre Bernardo Greis. Dessa forma, na quinta-feira (dia) 26, os carros, motos, ônibus e caminhões não poderão utilizar aquele trecho da avenida até 29 de agosto. O trânsito de veículos leves estará liberado a partir de segunda-feira (30), mas a passagem de veículos pesados precisará esperar de 10 a 15 dias.
“Analisamos a situação e o espaço que os operários têm para executar o trabalho com a meia pista fechada e notamos que ficou perigoso tanto para eles, quanto para os motoristas. Em meia pista, o espaço de trabalho fica justo para os profissionais e para os carros passarem ao mesmo tempo. Impedir o trânsito completo por quatro dias é melhor. É um sacrifício que vai valer a pena para todos”, acredita a engenheira responsável pelas obras.
Agentes de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vão acompanhar a interdição.
Quando finalizadas as obras no Bosque Central e no seu entorno, a população de Londrina verá um espaço com alargamento das calçadas, novas pistas de caminhada, corrida e ciclismo e barras de exercício físico; academia ao ar livre, parquinho infantil e quadra poliesportiva totalmente reformadas; bancos, pequenos palcos, mesas e alguns elementos instalados para permitir a realização de brincadeiras para as crianças; iluminação pública com efeitos cênicos e projeções coloridas voltadas para as copas das árvores; e a integração do Bosque com outras áreas públicas centrais da região, como a Praça Sete de Setembro e a Praça Primeiro de Maio com a Concha Acústica.