Prefeitura de Londrina compra ônibus para levar idosos a passeios e eventos
Veículo tem capacidade para 33 ocupantes, possui ar-condicionado e acessibilidade; entrega aconteceu hoje (13), no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto

Os idosos atendidos pelos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs Norte, Oeste e Leste) agora contam com um ônibus zero quilômetro totalmente adaptado que será destinado para levá-los a passeios e eventos. O veículo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar viabilizada pelo deputado federal Filipe Barros e foi entregue na manhã desta sexta-feira (13) no Centro Cívico, em frente à sede da Prefeitura de Londrina.

O valor total do recurso é de R$ 380 mil, com contrapartida municipal de R$ 3,9 mil. O novo ônibus tem capacidade para 33 ocupantes, é moderno, conta com ar-condicionado e recursos de acessibilidade, para transportar pessoas idosas e com deficiência, garantindo mais conforto e segurança aos passeios.
Ele será utilizado para levar os idosos que já frequentam os serviços da Prefeitura e outros que residem em Londrina a diversos locais, como: visitas e passeios culturais, exposições, feiras, festivais e ações diversas, envolvendo espaços e patrimônios públicos, áreas de lazer, universidades, instituições parceiras e outros locais.
Outro ganho, segundo a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), é que será possível levar atividades à zona rural de Londrina, a fim de contemplar os idosos que moram nos distritos, patrimônios e outras áreas, que também poderão ser trazidos para participar de eventos na área urbana. O ônibus será conduzido por um motorista vinculado à SMI e a Prefeitura será responsável pela manutenção, conservação e logística de uso.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Marcelo Belinati agradeceu o deputado federal Filipe Barros pela conquista e disse que o veículo será de grande valia para a SMI e os idosos. “Quando havia algum evento, a Secretaria do Idoso tinha que pedir um ônibus emprestado para transportar os idosos, isso era muito desagradável e, muitas vezes, era necessário cancelar o evento, pois não tinha como fazer o transporte. Agora, a secretaria tem um ônibus próprio que vai poder fazer esse tipo de trabalho”, apontou.
O prefeito destacou ainda que a ação se soma a outras que a Prefeitura de Londrina tem realizado, em prol da população idosa. “Nos próximos dias vamos reformar totalmente os CCIs das regiões leste e oeste; essa semana inauguramos o CREAS, na zona oeste, que vai focar no atendimento a idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência vítimas de violências; construímos o Centro de Convivência da região norte e tantas outras ações que buscam criar um ambiente de proteção, acolhimento e apoio à população idosa de Londrina, que coloca a nossa cidade na vanguarda do país”, enfatizou.

O deputado federal Filipe Barros, lembrou que Londrina foi a primeira cidade do Brasil a ter uma Secretaria do Idoso. Ele contou que secretária da pasta, Andrea Ramondini Danelon, o procurou, no início deste mandato, para falar sobre a necessidade da secretaria em ter um ônibus para transportar os idosos e que o pedido foi atendido prontamente. “Os idosos precisam de lazer e de qualidade de vida e no período pós-pandemia isso vai ser ainda mais necessário. Sabemos que boa parte das atividades que a SMI realiza é feita em outros locais, em passeios, para que os idosos de Londrina tenham qualidade de vida, por isso a importância deste veículo, que vem para auxiliar os trabalhos da secretaria”, ressaltou.

A secretária do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, disse que o ônibus era uma demanda importante da secretaria, pois muitas atividades feitas com este público é realizado em diferentes locais. “Tínhamos muita dificuldade com esse transporte, pois precisávamos ficar pedindo emprestado, e agora temos um ônibus super confortável para levar os idosos aos eventos externos, que inclusive sempre são solicitados por eles. O veículo também vai ser fundamental para atender os que moram na zona rural, pois será possível transportá-los para a cidade, a fim de que eles também possam participar mais ativamente dos eventos e atividades”, frisou.
A gerente de Articulação Comunitária da SMI, Glaycielle Tamires Kawana dos Santos, contou como o trabalho será feito, a partir da entrega do novo ônibus. “Vamos organizar alguns passeios, isso já foi autorizado pela Vigilância, seguindo estritamente os protocolos de segurança da pandemia, como o distanciamento, ocupação de 50% dos lugares do ônibus, fazer uso de álcool em gel a 70% e máscaras de proteção facial. Já estamos elaborando um projeto para ter um roteiro contínuo de passeios, a partir de agora”, informou.

Representando os idosos e os grupos que fazem parte dos projetos da Secretaria, a senhora Leonice Torres agradeceu a todos pela conquista. “Ficamos muito felizes e gratos por este ônibus, que permitirá nos locomovermos aos eventos e passeios. O Centro de Convivência é a nossa segunda casa e em breve esperamos voltar com as nossas atividades presenciais e a convivência com os amigos. Agradeço, também, a toda equipe da Secretaria do Idoso, que sempre nos atende com muito amor e carinho, nos confortando em todos os momentos, inclusive durante a pandemia”, expôs.
Além de idosos atendidos pela Secretaria, entre os presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni; o controlador-geral, Newton Hideki Tanimura; o ouvidor-geral, Alexandre Sanches; o presidente da Cohab, Luiz Cândido de Oliveira; os secretários de Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, e de Defesa Social, coronel Pedro Ramos; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Dácio Vilar; os vereadores Jairo Tamura, presidente da Câmara de Vereadores; Lu Oliveira, presidente da Comissão de Direitos do Idoso; Sônia Gimenez, vice-presidente da Comissão de Direitos do Idoso; Jessicão e Giovani Mattos; e equipe da Secretaria do Idoso.

Passeio – Após a entrega do veículo, foi realizado um passeio inaugural com 15 idosos cadastrados em serviços da SMI. Eles percorreram diversos pontos da cidade, respeitando todos os protocolos de segurança da pandemia. Os idosos passaram por pontos turísticos, como a entrada do Jardim Botânico e pela avenida Higienópolis, no letreiro ‘Eu Amo Londrina’, que fica na ponte do Lago Igapó 2.