Prefeito e vereadores discutem soluções para pavimentar a Estrada do Limoeiro
A estrada é uma importante rota para produtores rurais e empreendimentos gastronômicos e tem pavimentação tratada como prioridade pelo Município
Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Tiago Amaral se reuniu em seu gabinete com os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues, e de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, e os vereadores da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Mobilidade das Estradas Rurais dos Distritos, Patrimônios e Vilas Rurais da Câmara Municipal de Londrina. O objetivo foi discutir soluções para realizar obras de pavimentação na Estrada do Limoeiro. Participaram os vereadores Regis Choucino, Valdir Santa Fé, Chavão, Marinho e Santão. Também esteve presente a assessoria da deputada federal Luísa Canziani.

As autoridades trabalham para viabilizar, em um primeiro momento, o trecho inicial da obra, que prevê 2 km de pavimentação, de um total de 9,8 km, e representa um investimento estimado em cerca de R$ 7 milhões. Conhecida oficialmente como Major Achilles Pimpão, a Estrada do Limoeiro liga a zona leste de Londrina ao Rio Tibagi e é um eixo essencial tanto para o escoamento da produção rural quanto para os negócios gastronômicos da região.
O prefeito Tiago Amaral destacou que a pavimentação da Estrada do Limoeiro é prioridade para a Prefeitura e para a Câmara Municipal. “Nós já conversamos bastante com a comunidade do Limoeiro e conseguimos acelerar muito a entrega do primeiro projeto, dessa primeira etapa de 2 km. Agora estamos trabalhando para a liberação efetiva dos recursos junto ao Governo do Estado, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura. O projeto está pronto e acredito que será analisado pela Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Paraná (Seab) no mês de janeiro de 2026, para então avançarmos na liberação dos recursos. Por isso, ainda leva um tempinho, mas estamos trabalhando intensamente”, afirmou.

Sobre o trecho restante, o prefeito informou que assumiu o compromisso de executá-lo. “Temos também o outro trecho, até a Vila da Nata, e eu assumi a responsabilidade de executá-lo. A Prefeitura fará o projeto e também buscará recursos junto ao Governo do Estado. A deputada Luísa Canziani tem sido uma grande parceira e tem nos apoiado bastante nessa demanda. Estamos todos unidos para atender a comunidade. É uma obra um pouco complexa, mas muito importante”, disse.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues, reforçou a relevância da estrada. “A Estrada do Limoeiro se manteve, ao longo dos anos, como uma via estrutural muito importante. A sociedade londrinense reconhece sua relevância, pois além de abrigar uma vila gastronômica, também tem grande importância turística e para o deslocamento dos moradores da região. Viabilizar sua pavimentação é fundamental, e por isso é prioridade da gestão municipal”, afirmou.
Representando os demais vereadores, Regis Choucino destacou que o fluxo de veículos é intenso na estrada, principalmente nos fins de semana devido ao caráter gastronômico da região. “A Frente Parlamentar tem trabalhado junto com o prefeito Tiago Amaral na busca de recursos para a pavimentação. Fomos até Curitiba e conversamos com o secretário Márcio Nunes sobre a viabilidade dos recursos para os primeiros 2 km. O prefeito protocolou todos os documentos necessários, restando apenas o Relatório Técnico de Vistoria (RTV), que é de responsabilidade da Seab. A Secretaria se manifestou na data de ontem (4) afirmando que o documento será viabilizado, permitindo que a Prefeitura finalize os protocolos em Curitiba. Sabemos que são 9,8 km no total, mas neste primeiro momento estamos trabalhando para executar os primeiros 2 km. Para o restante, nós e o prefeito nos comprometemos a buscar recursos em outra pasta do Governo do Estado”, informou.




