Exposição homenageia o artista Paulo Menten
Artista plástico foi professor na Universidade Estadual de Londrina e é considerado o maior nome da gravura da região
Em caráter especial o Museu de Arte de Londrina presta homenagem ao artista plástico Paulo Menten que faleceu no dia 28 de maio, aos 83 anos. Será realizada uma exposição com seis obras selecionadas entre um vasto acervo do artista. A exposição estará aberta a partir desta sexta-feira (3), e vai até o sábado dia 11 de junho. O Museu está localizado na rua Sergipe, 640.
Paulo Menten nasceu em São Paulo no dia 17 de junho de 1927. Foi autodidata em pintura e frequentou o curso de desenho do Masp. Pintor, desenhista, gravador, professor, orientou o Núcleo dos Gravadores de São Paulo e foi professor da Escola Pro-tec. Coordenou um atelier de gravura em São Caetano do Sul e nos anos 80, mudou-se para Londrina, onde lecionou na Universidade Estadual de Londrina e realizou diversos cursos e oficinas de gravura.
Para a diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, foi uma perda irreparável. “Menten foi o mestre da gravura em Londrina e região, mas sua arte não vai morrer, pois ficará gravada em nossos corações, mesmo que ele já tenha partido”, lamentou Sandra.
O artista contribuiu efetivamente para a formação artística de Londrina, oferecendo oficinas para crianças, jovens, adultos e para idosos. “Nos últimos 30 anos, ele multiplicou sua arte na cidade, essa exposição é uma forma das pessoas reverem seu trabalho”, disse a diretora.
Estarão expostas as obras “Londrina ao Luar” e “Londrina ao Sol”, ambas retratando a cidade na década de 30, e mais quatro obras da série “Noturno na Candelária”, que retrata o massacre da Candelária, ocorrido em 1993. “Estaremos expondo suas obras na pequena sala do Museu que ele carinhosamente chamava de Pocket Galeria, em homenagem ao seu gosto especial por ela”, declarou Sandra.
Aos 80 anos, artista recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina, durante solenidade na Câmara de Vereadores. As suas gravuras ilustram os totens do Memorial do Pioneiro, construído em frente à Concha Acústica pela Prefeitura de Londrina.




