Inteligência emocional é tema de palestra do Programa RH Cuidando do Servidor
Objetivo é estimular o exercício do autoconhecimento junto aos servidores; por conta do curso, atendimentos do RH da Prefeitura ficarão suspensos por duas horas

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), realiza nesta sexta-feira (20) mais uma ação do Programa RH Cuidando do Servidor. Dessa vez, haverá uma palestra com o tema “Inteligência Emocional”, conduzida pelo servidor Eduardo Henrique de Souza, que trabalha na Secretaria Municipal de Fazenda, na gerência de Cadastro Imobiliário. Por conta desta capacitação, que irá ocorrer das 16h às 18h, os atendimentos do RH ficarão temporariamente suspensos, para que todos os servidores da pasta possam participar da atividade.
De acordo com o palestrante, o foco da abordagem será o autoconhecimento e as formas de melhorar o controle e gestão emocionais. “Por conta das dificuldades e obstáculos presentes no dia a dia, que incluem rotinas de trabalho e familiar, muitas pessoas acabam atribuindo seus problemas apenas aos fatores do mundo externo, esquecendo de olhar para seu estado emocional e atitudes. É importante estar atento ao que estamos fazendo para tentar melhorar nos aspectos pessoais, algo fundamental para que tenhamos mais facilidade em contornar as situações adversas e melhorar nossas relações de forma geral”, afirmou.
Nesse sentido, Souza apresentará aos participantes alguns conceitos e pilares que tratam da questão do entendimento sobre si próprio, bem como atividades que podem colaborar para esse objetivo. “Existem muitas formas para trabalhar melhor o estado emocional, conforme o perfil de cada pessoa, o que inclui meditação, exercícios de respiração, atividades físicas, terapia, consultorias, leitura e outros hábitos que trazem benefícios. Um bom controle emocional ajuda muito em todas as relações, sejam amorosas, familiares, de lideranças ou trabalho, uma vez que, quanto mais pessoas envolvidas em um ambiente de rotinas, mais demandas precisam ser geridas e compartilhadas”, citou.

A assistente social da SMRH, e integrante da coordenação do programa, Marcelle Diorio, complementou dizendo que o autoconhecimento é um assunto recorrentemente trabalhado nas ações do RH Cuidando do Servidor. “É muito válido e produtivo levar atividades dessa natureza aos servidores, e várias abordam o tema do autoconhecimento. Com isso, os participantes podem ampliar suas visões de mundo, entender melhor suas funções e adquirir novos conhecimentos para buscar evoluir como pessoa e, consequentemente, lidar melhor com o trabalho coletivo e atendimento a diferentes tipos de públicos”, ressaltou.
A palestra faz parte do Programa de Atenção ao Servidor – “RH Cuidando do Servidor”, que busca incentivar o autocuidado, motivação, engajamento, comunicação interpessoal e produtividade dos servidores. A programação inclui visitas a outros órgãos e setores, atividades formativas, encontros virtuais e oficinas de autocuidado, entre outros trabalhos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, pelo telefone (43) 3372-4040