Destaques

1º Fórum de Pedagogia Empreendedora reúne docentes

1º Fórum de Pedagogia Empreendedora reúne docentes

Evento faz parte do processo de capacitação que os professores da rede municipal de ensino devem ser submetidos, antes da implantação do projeto nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira (14) no Teatro Marista, o 1º Fórum de Pedagogia Empreendedora, ministrado pelo professor Fernando Dolabela, um dos idealizadores do projeto, e que contou com a participação de milhares de professores da rede municipal, representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina, a Secretária da Educação, Karin Sabec Viana e representantes de entidades parceiras no projeto.

O objetivo do fórum é explicar e disseminar, entre os docentes, a metodologia da Pedagogia Empreendedora, que visa trazer, para a educação, aspectos do empreendedorismo que dão certo. Segundo seu idealizador, para a Pedagogia Empreendedora dar certo, é preciso primeiro pensar e buscar o sonho das crianças, e que isso deve começar na educação básica.

1º Fórum de Pedagogia Empreendedora reúne docentesO professor Fernando Dolabela, de Minas Gerais, é o criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil, na educação básica e universitária; consultor e professor da Fundação Dom Cabral, ex-professor da UFMG, consultor do CNPq e de dezenas de universidades.  É também autor de nove livros, entre eles: “Pedagogia Empreendedora”, que deu origem ao projeto que vem sendo implantado em Londrina e em outras cidades do estado.

Dolabela falou de suas experiências com a pedagogia empreendedora e dos desafios de implantar essa metodologia nas escolas municipais, onde a necessidade dos alunos mais carentes se torna mais evidente. “Para inovar, é preciso sonhar. E o meu sonho é que todas as cidades do Brasil possam implantar esse método”, contou o professor.

O professor também destacou a importância de incentivar a criatividade da criança, através do empreendedorismo. “As pessoas que têm sucesso são aquelas que rompem os limites, que não se encaixam em um padrão, não de uma forma caótica, mas de uma forma propositiva”, enfatizou Dolabela. “Respeito é democracia, mas não se pode misturar criatividade com falta de respeito”, completou.

A metodologia busca despertar os alunos para seus sonhos, para que eles reflitam realmente o que desejam para o futuro. “Quando nós, na Pedagogia Empreendedora, falamos em sonho, estamos tentando mobilizar dois elementos: talento e paixão. Quantos de nós passam a vida sem conhecer seus talentos?” questionou o professor.

A secretária Karin Sabec Viana contou que esta metodologia começa a ser implantada in loco nas escolas, somente no segundo semestre, pois os docentes precisam passar primeiramente por um processo de capacitação, do qual, o fórum faz parte. Segundo ela, a partir desta metodologia, a educação está reinventando a forma da prática em sala de aula, implementando as práticas de ensino para atingir um maior número de alunos.

Fotos: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos