Secretaria do Idoso promove palestra no Dia de Combate à Violência

Além da palestra, a secretaria, em parceria com os Correios, lança selo de alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa é nesta quarta-feira (15). Para marcar a data, a Secretaria Municipal do Idoso promove, a partir das 14h, no Auditório da Mitra Arquidiocesana de Londrina (rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco), a palestra “Humanização dos serviços de atendimento à Pessoa Idosa”.
O evento é resultado de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A palestrante, professora doutora Meyre Pinto, é docente do curso de Psicologia da UEL. Segundo a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, a parceria se estende às outras áreas. “Buscamos parcerias, principalmente com a Secretaria de Saúde, que enviará os profissionais para debaterem os assuntos na palestra.”
Toda a rede de serviço à pessoa idosa foi convidada a participar da palestra que inclui as instituições de longa permanência, casas de repouso, hospitais, associações, entre outras instituições. No total, a Secretaria do Idoso estima que, aproximadamente, 100 pessoas participem do evento. A inscrição pode ser feita no portal da Prefeitura (www1.londrina.pr.gov.br), na página de eventos ou através do telefone 3372-4502.
A palestra vai capacitar esses servidores, no esforço de humanizar o atendimento. “A humanização está ao alcance de todos, não há custo. O investimento é apenas no capital humano, de maneira a formar profissionais qualificados e com a sensibilidade para perceber, quando o idoso sofre algum tipo de violência. As pessoas idosas precisam ser potencializadas para denunciar e precisam ser ouvidas”, ressaltou a secretária.
A pessoa idosa necessita de um atendimento diferenciado. “Todos nós precisamos compreender os aspectos do envelhecimento, para que os idosos sejam melhor atendidos. Este é apenas o início e a Secretaria pretende ampliar essa discussão”, explicou Liz Clara. Durante o ano, haverá outros encontros destinados a trabalhar ações de combate à violência contra o idoso. “A questão das pessoas idosas é uma prioridade dentro da gestão do prefeito Barbosa Neto”, salientou.
Segundo a professora palestrante, Meyre Pinto, a capacitação discutirá a condição do idoso dentro do programa governamental de humanização do atendimento. “Vou falar sobre a condição do idoso dentro do contexto nacional. Hoje, somos um país de velhos e precisamos discutir essa questão. Nos países de primeiro mundo, a mudança foi mais lenta. O Brasil, de uma hora para a outra, passou a ser um país de idoso e, agora, nós temos essa necessidade.”
Lançamento do Selo
Durante o evento, os Correios e a Secretaria do Idoso lançam o selo de alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. O selo terá circulação nacional e, conforme afirmou Liz Clara, é uma grande honra para a Secretaria participar do lançamento.
“É uma grande responsabilidade social lançar esse selo que faz alusão ao respeito à pessoa idosa. É uma forma de alcançar toda a sociedade, já que terá circulação nacional”, ressaltou a secretária.
Violência Contra a Pessoa Idosa
A Secretaria do Idoso trabalha no combate à violência contra a pessoa idosa. Em média, a Secretaria recebe, por mês, 60 denúncias, que são encaixadas dentro de uma classificação de situação de risco ou violência.
As violências podem ser abuso físico, maus-tratos físicos ou violência física; abuso psicológico, maus-tratos psicológicos ou violência psicologia; abuso sexual ou violência sexual; abandono; negligência; abuso financeiro e econômico; ou ainda autonegligência.
Segundo os dados da Secretaria, as violências variam dentro da classificação. Para denunciar, a Secretaria tem o disk-denúncia (3372-4502). Após o recebimento, há uma gerência de atendimento à pessoa idosa que verificará a denúncia. Essa equipe especializada conta com assistentes sociais e psicólogas.
Foto ilustativa: Luiz Jacobs
e reprodução selo dos correios




