Campanha Aqueça Corações arrecadou 2 mil itens para a Operação Noite Fria
Nesta sexta-feira (3), o prefeito Marcelo Belinati agradeceu ao idealizador da ação, Marcus Von Borstel, e às entidades envolvidas na iniciativa, que foi realizada em julho

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou em seu gabinete, nesta sexta-feira (3), uma reunião para agradecer aos responsáveis pela campanha Aqueça Corações. Promovida em julho, a iniciativa arrecadou cerca de 2 mil itens novos, sendo 1.470 agasalhos e cobertores, e aproximadamente 500 pares de meias. Os materiais foram doados às organizações Morada de Deus e MMA – Ministério de Missões e Adoração, que participam da Operação Noite Fria, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Compareceram ao encontro o empresário e idealizador da campanha Aqueça Corações, Marcus Von Borstel; a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali; o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar), Guilherme Hamke; e o tesoureiro do Sivepar, Alexandre Graciano. Também estiveram presentes o presidente do MMA – Ministério de Missões e Adoração, Juciano Massacani; a coordenadora de serviços do MMA, Adriana Azevedo; e a coordenadora da Morada de Deus, Alexandra Ciotto.
O prefeito Marcelo Belinati agradeceu aos organizadores e participantes da campanha Aqueça Corações, e frisou que Londrina é uma cidade que se destaca pela união entre o setor público, privado e as entidades beneficentes. “No que se refere à administração municipal, temos dado prioridade e investido muito nas ações da Assistência Social, porque elas permitem oferecer oportunidades essenciais para a população que mais precisa”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a doação foi muito importante porque ocorreu em uma época de frio intenso, sendo que os materiais recebidos ofereceram conforto e proteção às pessoas beneficiadas. “Esse engajamento é muito positivo, pois com a contribuição de outras instituições, é possível ampliar o leque de proteção social. A Operação Noite Fria permite que pessoas que não tinham acesso a nenhum tipo de serviço iniciem a chamada trilha da cidadania. Esse percurso não inclui somente acolhimentos, mas também ações de avaliação social, encaminhamento para outros serviços e o início do resgate da cidadania”, frisou.
O empresário Marcus Von Borstel explicou que a campanha Aqueça Corações foi inspirada no livro “Seja herói de si mesmo”, de que foi um dos autores. Produzida como resultado de um curso on-line voltado ao desenvolvimento pessoal, a obra conta com capítulos escritos por 21 participantes, narrando suas histórias de superação. Inicialmente, Von Borstel comercializou exemplares do livro, sendo que, para cada cópia vendida, um agasalho era doado à Operação Noite Fria. Posteriormente, o empresário entrou em contato com diversas instituições, incluindo o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná, que doou a maior parte dos itens arrecadados.
“O principal objetivo do livro é promover a transformação das pessoas, por meio da inspiração e exemplos de superação. Isso me motivou a criar a campanha e, com a colaboração das 50 empresas do Sivepar e outras organizações, conseguimos beneficiar a Operação Noite Fria, assim como creches e outros locais. Pretendo realizar novas ações, não só de doação de agasalhos, mas também promovendo palestras motivacionais e levando a cultura para diversas pessoas”, sublinhou.