Prefeitura padroniza técnicas fundamentais da Rede Municipal de Saúde - Blog Londrina
Destaques

Prefeitura padroniza técnicas fundamentais da Rede Municipal de Saúde

Conquista foi possível por meio do lançamento de um manual de Procedimento Operacional Padrão (POP), que traz diversos ganhos como a redução de riscos aos pacientes

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Londrina, lançou um Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) das Técnicas Fundamentais na Rede Municipal de Saúde de Londrina, com a finalidade de fazer a organização e uniformização dos principais procedimentos em saúde, que em geral são recorrentes ou repetitivas.

A iniciativa é resultado de uma construção pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Diretoria de Urgência e Emergência em Saúde (DUES) e Diretoria de Serviços Complementares de Saúde (DSCS) e visa apresentar resultados positivos que vão desde a qualificação do profissional até redução de riscos e aumento da satisfação dos usuários.

“Na área da saúde, aonde há um grande número de profissionais com diferentes formações acadêmicas proveniente escolas e tempos de experiência dispares, a realização das técnicas conforme a padronização permite que o usuário de nosso sistema de saúde, ao se submeter a um procedimento, tenha a mesma qualidade independente do turno, profissional ou serviço acessado”, explicou o secretário de saúde, Felippe Machado.

Divulgação

A enfermeira da SMS, Eni do Carmo de Souza, organizadora da iniciativa, contou que há mais de dois anos a DAPS se dispôs a iniciar o processo de elaboração e organização do POP, que surgiu do mapeamento da produção técnica e acadêmica sobre as técnicas elencadas no documento. “Posteriormente, a redação foi submetida a validação, um processo de avaliação, execução/treinamento da técnica e correção da mesma, por um grupo de profissionais composto especialmente por enfermeiros e médicos, representando todos os serviços assistenciais da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina”, disse.

No documento, estão elencados 45 procedimentos, como: anestesia loco regional; traqueostomia; aferição da pressão arterial; sutura cirúrgica; curativo; teste do pezinho; coleta de citologia oncótica; lavagem auricular; gastrostomia; cateterismo vesical intermitente; remoção de corpo estranho, entre outros. Clique aqui para ter acesso completo ao documento.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal