Palestras marcam Semana Municipal de Álcool e Drogas
Além das palestras, amanhã será realizada uma Roda de Terapia Comunitária, no Calçadão da cidade
A II Semana Municipal de Álcool e outras Drogas tem início hoje (27), com a palestra do professor David Roberto do Carmo sobre “Dados que mudam a realidade”. A palestra será realizada na Câmara Municipal de Londrina, às 19h30. A Semana é organizada pelo Conselho Municipal de Álcool e Drogas (COMAD), Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Bem Estar à Comunidade da Universidade Estadual de Londrina (SEBEC-UEL).
Amanhã (28) a programação conta com três palestras, além de uma Roda de Terapia Comunitária. A primeira palestra, intitulada “Drogas e suas conseqüências para o dependente e sua família”, será realizada às 8h30, no Auditório do Sercomtel (rua Fernão de Magalhães, 383). A palestra será ministrada pelo psicólogo José Carlos da Silva Camargo.
Às 9h30, será promovida a palestra “Reflexos jurídicos decorrentes da dependência química”, ofertada pelo Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da UEL, localizado na rua Brasil, 742, 3° andar. O tema será trabalhado pelas professoras Luciana de Carmo Neves e Rossana Helena Kazatzios.
E para quem não tem disponibilidade durante o dia, a palestra “Drogas e suas conseqüências para o dependente e sua família” será realizada também às 19h. Dessa vez no Colégio Estadual Professor João Rodrigues da Silva (rua Jurema, 229).
O dia conta ainda com uma Roda de Terapia Comunitária, às 14h, no Calçadão de Londrina, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. De acordo com a assistente social do SEBEC e membro da comissão organizadora, Elaine Teresa Gomes de Oliveira, a roda é um espaço aberto, no qual as pessoas levantam temas a ser discutidos.
“A roda é organizada pelo CAPS ad, e contribui na socialização da informação. São trabalhadas as angústias e ansiedades da pessoa de uma forma muito tranqüila”, explicou Elaine.
Semana Municipal de Álcool e Drogas
O evento é direcionado a educadores, professores, pais, profissionais, estudantes e toda população que tenha interesse em refletir, discutir e aprofundar o tema. O slogan da Semana é “Drogas: Mude esta realidade. Você pode!”
Segundo a assistente social do SEBEC, Elaine Teresa Gomes de Oliveira, o objetivo do evento é que toda a comunidade tenha informação sobre as drogas, além de eliminar tabus e preconceitos, através das reflexões e diálogos.
Serão distribuídos, durante a Semana, guias de tratamentos que contêm os serviços cadastrados ao COMAD, outros serviços como projetos da UEL voltados à comunidade, sites informativos, filme com a temática e um teste que avalia a questão do álcool.
As inscrições gratuitas são realizadas no próprio local. Os interessados em obter certificados, na qualidade de participante do encontro, pagarão uma taxa de R$ 5.
A programação completa está disponível no www.uel.br/sebec.




