Projovem forma a sua primeira turma com 193 jovens
A formatura será amanhã, às 19h30 na AFML; os jovens saem qualificados para atuar em quatro áreas de alimentação e 185 se formam no ensino fundamental
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano forma a sua primeira turma amanhã (1º), às 19h30, na Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), localizado na rua dos Funcionários, 363. A cerimônia de colação de grau dos estudantes contará com a presença do prefeito Barbosa Neto.
Destinado aos jovens de 18 a 29 anos que voltaram a estudar, o Projovem oferece a esses alunos o curso de qualificação em quatro áreas da alimentação: auxiliar de cozinha, chapista, repositor de mercadoria e vendedor ambulante. Assim, o Programa formará 185 jovens no ensino fundamental e os outros oito participantes, integraram os cursos de qualificação, totalizando 193 jovens.
O Programa durou 18 meses atendendo aos jovens, oferecendo uma bolsa de R$ 100 mensais como incentivo aos estudos. Segundo a gerente de apoio técnico-pedagógico e coordenadora do Projovem da Secretaria Municipal de Educação, Neri Casarin, muitos jovens voltaram a estudar atraídos pela bolsa oferecida.
Foram captados depoimentos desses estudantes sobre a experiência no Programa. “Esses relatos farão parte de um livro que será entregue aos alunos. Eles contam como foi bom participar do Programa, de se reintegrarem, como uma forma de inserção no mercado de trabalho”, resumiu a coordenadora.
“No início nós passamos por momentos difíceis, pois tínhamos muitos jovens que praticavam atos de vandalismo e ofereciam diversos problemas. Com o tempo e por causa da carga horária puxada, só os estudantes realmente interessados é que continuaram”, enfatizou a coordenadora.
Neri ainda falou que a experiência com o Projovem foi gratificante. “O que os jovens mais valorizavam era a participação cidadã em que eles desenvolviam trabalhos voltados para a comunidade, como na área da saúde ou mesmo na limpeza de praças”, apontou.
Sobre a continuidade do Programa, a coordenadora disse que, provavelmente, não haverá outra turma neste ano. “O prefeito já se mostrou favorável a continuação do Projovem, mas estamos aguardando um posicionamento da coordenação geral que ainda está analisando os resultados e como foi desenvolvido o Programa aqui em Londrina e isso leva algum tempo”, completou.




