Cidadão

Secretaria do Ambiente recolhe pneus velhos para descarte correto

População poderá entregar gratuitamente pneus de bicicleta, carro, moto ou caminhão; eles serão encaminhados para empresa de Araucária que fará a destinação adequada

Nesta quinta-feira (16), das 9h às 16h, a população está convidada para participar da campanha de recolhimento de pneus velhos, sem uso ou com danos irreparáveis. Ela será realizada pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), no estacionamento do Parque Exposições Governador Ney Braga, que fica na Avenida Tiradentes, 6.275, esquina com Rua Deputado Ardinal Ribas.

O objetivo da ação é receber os pneus que estão armazenados em borracharias da região e que a comunidade tem em casa, mas não sabe como descartar corretamente. Podem participar da campanha representantes de oficinas mecânicas, empresas de transporte urbano, revendedores e pequenos geradores de resíduo. Serão aceitos gratuitamente todos os tipos de pneus, como de bicicletas, carros, motos, carriolas e caminhonetes.

Com isso, a Sema espera dar a destinação correta para esses materiais, evitando que eles sejam descartados na natureza. “O descarte de pneus no meio ambiente é um passivo ambiental, porque não sabemos o tempo exato que ele leva para se decompor na natureza. Há estimativas que indicam a necessidade de cerca de 600 anos para isso. Além disso, eles resultam em riscos para o meio ambiente e para a saúde humana ao poluírem o solo, causarem a erosão dos rios e serem agente de proliferação de vetores de doenças, como a dengue”, ressaltou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati.

Além da contaminação do solo e da atmosfera, os pneus jogados de forma irregular em terrenos baldios, quintais e calçadas são fontes para diversas doenças. O mosquito Aedes aegypti, por exemplo, se reproduz na água parada, que pode estar dentro dos pneus, e transmite a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela. Os animais peçonhentos (como aranhas, escorpiões e serpentes) também podem utilizar esses ambientes escuros como abrigo, tornando-se um perigo para crianças, adultos e animais domésticos.

Nesta edição, as empresas Almeida Pneus e Xibiu Reciclagem de Pneus são parceiras da Prefeitura de Londrina. A primeira é uma empresa de Londrina, que atua no recebimento de pneus inservíveis e os destina para a Xibiu, que tem sede em Araucária. Esta última também coleta pneus em todo o Paraná e faz o tratamento do material. A borracha dos pneus pode ser utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras (em substituição ao coque de petróleo), em indústrias moveleiras, de calçados e de dutos de águas pluviais e como adição à massa asfáltica, quando triturados a ponto de virar pó.

Para imprensa: outras informações podem ser obtidas na Gerência de Educação Ambiental, pelo (43) 3372-4768.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos