Campanha de respeito aos idosos no trânsito continua
A Secretaria do Idoso e o TCGL preparam para amanhã (6) um trabalho educativo na Epesmel, com o objetivo de conscientizar jovens e crianças
A Secretaria do Idoso e o Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL) dão continuidade à campanha de respeito ao idoso no trânsito. Amanhã (6), às 15h, haverá uma intervenção na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), com o objetivo de conscientizar jovens e crianças a respeitarem os idosos no transporte coletivo.
A ação dá sequência ao que foi proposto pelo grupo de idosos Armindo Guazzi, ganhador do concurso realizado pela Secretaria para criar formas de conscientização da população sobre o respeito aos idosos no trânsito. Além do trabalho educativo nas escolas, o grupo propôs colar cartazes nos ônibus com a frase: “Respeite os idosos hoje, para que no futuro você seja respeitado”.
Na intervenção de amanhã, cerca de 80 jovens participarão do trabalho educativo feito pelos idosos do Armindo Guazzi. Os alunos também vão assistir à apresentação do Rap do Idoso, criado pelo grupo 3° Geração, do Jardim Sabará, que ficou em segundo lugar no concurso. Um motorista do TCGL dará uma palestra sobre como o desrespeito aos idosos o atrapalha no trânsito.
Este trabalho educativo deve continuar ao longo do ano e já foi desenvolvido em outras duas oportunidades. Na própria Epesmel, em que cerca de 80 jovens foram conscientizados na última segunda-feira (4) e na Guarda Mirim, onde aproximadamente 100 crianças tiveram a oportunidade de participarem dos trabalhos.
O Estatuto do Idoso prevê que 10% das vagas no transporte público sejam destinadas aos idosos e também estabelece a gratuidade no transporte aos maiores de 65 anos. A campanha, para que essas leis sejam aplicadas, foi lançada no dia 27 de maio e é realizada pelo segundo ano consecutivo.
Segundo a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, esta é mais uma ação para melhorar as ações de mobilidade urbana que a Secretaria realiza. “Temos realizado vários atos, para que o idoso seja efetivamente respeitado e valorizado, e que isso possa refletir positivamente na qualidade de vida de toda população.”
A secretária disse que este tipo de campanha contínua de conscientização, com os mais jovens, crianças e adolescentes.É uma maneira de resgatar o valor do respeito aos idosos. “Com isso, estamos construindo uma cidade melhor”, completou.
A campanha possibilita a integração entre gerações e faz com que os idosos sejam não só o alvo da campanha, mas também protagonistas das ações. “É de muita importância essa integração entre gerações, isso possibilita que o adolescente compreenda que hoje temos o idoso que é protagonista na sociedade e tem direito a passeios, lazer e que, no futuro, este jovem irá também desfrutar de um envelhecimento ativo”, declarou Liz Clara.
“Devemos sim que respeitar os idosos que têm suas capacidades físicas e cognitivas modificadas pelo processo natural de envelhecimento. O idoso respeitado e sentado no transporte coletivo é um benefício para a segurança e bem estar de todos”, concluiu a secretária.