Biblioteca expõe Mostra sobre Rondon e os índios
A Mostra faz parte do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil e fica exposta na Biblioteca Pública Municipal até 15 de agosto
A Biblioteca Pública Municipal expõe, a partir de hoje (15) e até o dia 15 de agosto, a Mostra “Rondon do Brasil e a Causa Indígena” integrante do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil. A Biblioteca fica na avenida Rio de Janeiro, 413.
Os 16 banners espalhados pelo andar superior da Biblioteca conta a trajetória do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Segundo o diretor da Biblioteca Pública, Rovilson José da Silva, Rondon se interessou pela cultura indígena, muito antes dessa cultura ganhar destaque.
“Essa é uma exposição nacional, que traz a possibilidade de nos encontrar com a história de uma figura essencial para nossa cultura. A forma como nós vemos os índios, hoje, muito se deve ao que o Rondon fez no passado”, ressaltou o diretor.
A exposição faz parte das atividades da Biblioteca. “Esperamos que todo o tipo de público compareça e veja a exposição. Nós temos o usuário comum, que vem à Biblioteca fazer sua leitura. Temos aqueles que vêm especialmente para a exposição. E temos os estudantes, pesquisadores que acabam, também, se interessando pelo que está exposto”, explicou Rovilson.
“Rondon do Brasil e a Causa Indígena” fica de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 13h, com entrada franca. Na entrada da Biblioteca, há um banner anunciando a exposição.
Projeto Memória
Esta é a segunda exposição que a Biblioteca recebe dentro do Projeto Memória. Em novembro do ano passado, a Mostra do mesmo projeto retratava a história da Revolta da Chibata, nomeada “João Cândido – A luta pelos direitos humanos”.
Criado em 1997, o Projeto Memória é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e tem a missão de resgatar, difundir e preservar a memória cultural do País, mediante homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira. O projeto oferece suporte a professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil.