Orquestra de Metais é atração do FML neste sábado
Um dos destaques da programação é a apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí que se apresentam sábado e domingo na cidade
O 31° Festival de Música de Londrina (FML) tem programação intensa neste final de semana. Com apresentações no Cine Teatro Ouro Verde, no Teatro Zaqueu de Melo, no Zerão e na Catedral, o Festival abre seu segundo final de semana, esperando receber um grande público e a participação das crianças.
Nesta sexta-feira (15), no Cine Teatro Ouro Verde, será realizada “A Noite de Gala – Evento Classe A”, que conta no programa com músicas de Mozart (“Quinteto para sopros e pianos”), Prokofieff (“Sonata para violino solo”) e Piazzola (“As 4 Estações Portenhas”). Apresentadas pelos artistas e professores do Festival: Jorge Rizi, Fabio Witkowski, Mauricy Martin, Antonio Lauro Del Claro, Andre Ehrlich, José Medeiros, Renato Kimachi, Janet Grice e Edivaldo Chiquini.
Já no Teatro Zaqueu de Melo, às 18h15, haverá o lançamento do CD “Oboé do Brasil” de José Medeiros. O CD conta com composições de S. Nogueira, L. Pitombeira, R. Lima, E. Marquez e M. Cohen. Allan Duarte Manhas no piano, Rucker Bezerra e Winston Ramalho nos violinos, Jairo Chaves na viola e Ângela Maria Ferrari no violoncelo.
Amanhã (16), será a vez da Orquestra de Metais Lyra Tatuí se apresentar, às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde. Com regência de Adalto Soares, este grupo é uma das mais prestigiadas formações deste gênero no Brasil. Com a presença de 50 jovens oriundos de projetos sociais de Tatuí e que já se apresentaram nos Estados Unidos e na Alemanha.
No domingo (17), o Cine Teatro Ouro Verde recebe duas apresentações voltadas para as crianças. Às 10h30, será realizado o Kids Festival Marajós, com a performance do grupo “Saltimbancos”, musical de Sergio Bardotti e Chico Buarque. O elenco do espetáculo é formado pelos alunos da oficina de teatro e do coral do Colégio Integrado Sônia Marcondes. Com direção cênica de Emerson Betiati e direção de coro cênico de Daniela Buzeti.
O Ouro Verde recebe, às 17h, o “Viva Criança!”, com apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil que conta com violino, violoncelo, flauta doce e coral infantil, totalizando mais de 500 crianças no palco. A entrada para este evento é gratuita.
Também no domingo, às 10h30, na Catedral, haverá a apresentação do Coro de Metais durante a missa. Às 17h30, no Zerão, haverá uma nova apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí. Ambas as apresentações têm entrada franca.
Segundo a coordenadora geral do 31º FML, Lilian de Almeida, a avaliação desta primeira semana de Festival é bastante positiva. “Os alunos estão tocando otimamente bem, estão tendo um rendimento muito bom”, apontou. “Os concertos estão de alto nível, sempre lotados. Os ingressos estão acabando muito antes das apresentações começarem”, ressaltou a diretora.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde, a partir das 11h até a hora do início dos concertos. O preço único é de R$ 15 e R$ 7,50 meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos e funcionários públicos.