Cidadão

Saúde divulga número de notificações da Dengue

Entre as ações de combate, setor de Endemias realiza a sexta reunião do comitê de prevenção de dengue, na sexta-feira (22)

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (18), os números atualizados sobre a situação da dengue em Londrina. Os dados mostraram um aumento de 20 casos confirmados, porém, apenas quatro são referentes à semana passada. Entre as ações contínuas do setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Londrina, acontece na próxima sexta-feira (22) a sexta reunião do comitê de prevenção de dengue.

A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, explica o aumento dos números de casos. “Na semana passada, recebemos alguns laudos de resultados de exames referentes às semanas anteriores, porém, esta semana, os casos confirmados foram apenas quatro”, esclareceu a gerente.

Léia destacou a importância da vigilância da população. “Em decorrência do inverno, a expectativa é que os números de casos continuem diminuindo, porém, a população precisa continuar em alerta. A doença, que foi contraída há aproximadamente 15 dias, tem maior possibilidade de se manifestar esta semana”, acrescentou a gerente.

O supervisor geral do setor de Endemias, Luis Alfredo Gonçalves, explicou que o objetivo da reunião do comitê de prevenção de dengue é analisar os trabalhos contra o mosquito transmissor da dengue, realizados até agora, e também decidir às próximas ações necessárias. “Convocamos todos os representantes das secretarias da prefeitura e de empresas privadas, que representam a sociedade civil, para nos ajudarem a encontrar soluções para o combate da dengue em nossa cidade”, ressaltou o supervisor geral.

Sobre as ações desenvolvidas esta semana pelo setor de endemias, Gonçalves informou que a equipe de educação em saúde realizou evento educativo sobre dengue no último final de semana na Warta, e que permanece com um stand na rodoviária de Londrina, fornecendo informações à população. “A rotina dos trabalhos de prevenção e combate continua, como as vistorias domiciliares dos 189 agentes de endemias e as aplicações do fumacê costal. Será utilizado também, quando necessário, o bloqueio com inseticidas, eliminando o foco de criadouros, em casos confirmados da dengue”, acrescenta.

Números da dengue

Foram notificados, durante a última semana, 13.138 casos. Os casos positivos foram 7.356, destes, 7.313 são de dengue clássico, 15 de dengue com complicações, 20 de febre hemorrágica e 8 casos importados. Estão em andamento 649 casos. A região leste apresenta 2.463 casos confirmados, a região norte teve 1.380, a oeste 1.257, a sul confirmou 1.164 casos, enquanto a região central 1.036 e a zona rural 56 casos. O número de óbitos registrados por dengue continua, até o momento, quatro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos