Destaques

Prefeito anuncia compra de 400 câmeras de vídeo monitoramento

Prefeito anuncia compra de 400 câmeras de vídeo monitoramento

Para Barbosa Neto, não há nada mais moderno do Brasil, uma tecnologia de primeiro mundo; edital está à disposição no site da Prefeitura.

Durante entrevista coletiva hoje (21), o prefeito Barbosa Neto anunciou a abertura do edital de licitação, para adquirir 400 câmeras de vídeo monitoramento. O investimento no valor de R$ 6,4 milhões é destinado a ampliar e melhorar a segurança em Londrina.

São 200 câmeras fixas, que serão instaladas nas escolas municipais, prédios da Secretaria Municipal de Educação e locais avaliados pela Secretaria Municipal de Defesa Social, mediante critérios de vulnerabilidade. Já as outras 200 câmeras, do tipo ‘domo’ (com giro de 360º e zoom completo), serão instaladas em praças públicas, pontos turísticos e avenidas.   

Prefeito anuncia compra de 400 câmeras de vídeo monitoramentoEm sua entrevista, o prefeito Barbosa Neto lembrou o compromisso assumido durante a campanha eleitoral. “Havia prometido duas mil câmeras. No entanto, ao consultar um técnico especialista na área de Segurança Pública, foi constatada a necessidade de apenas 800 para a cidade. Só hoje foram anunciadas 400. As aquisições dão continuidade aos investimento para a Guarda Municipal”, afirmou.

Com a instalação, Londrina se torna uma das cidades com o maior número de câmeras do Brasil, principalmente, as do tipo ‘domo’. “Neste primeiro momento, todas as escolas municipais serão contempladas. Inclusive o Estádio do Café. Para o próximo ano, vamos levar o sistema a todas as unidades básicas de saúde (UBS). Não há nada de mais moderno do Brasil. É uma tecnologia de primeiro mundo”, garantiu o prefeito. 

O secretário Municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, valorizou o investimento, pois inibirá atos de vandalismo e depredação, além do combate direto à criminalidade. “Vai ajudar o trabalho dos guardas municipais, policiais e agentes de trânsito. Por exemplo, na última semana, tivemos a prisão de uma quadrilha e o esclarecimento de um fato. Tudo ocorreu com êxito por conta das câmeras instaladas nos locais”, explicou.  

De acordo com o secretário Municipal de Governo, Marco Antonio Cito, o edital prevê 400 novos equipamentos adquiridos de uma só vez. “Ainda faltam 30 câmeras do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania (Cismel), que ainda não chegaram por problemas na licitação. Antes, Londrina tinha apenas 54 câmeras, com o edital, passará a ter 484.” 

Prefeito anuncia compra de 400 câmeras de vídeo monitoramentoAs 484 câmeras serão acompanhadas na sala da Secretaria de Defesa Social. O monitoramento é realizado 24 horas por dia. Os investimentos também contemplam a ampliação da estação de monitoramento, aquisição de monitores, codificadores, servidores de armazenamento de imagens, treinamento e manutenção. O edital de compra está à disposição no site da Prefeitura.

Tecnologia

Segundo o analista da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Edson Carlos da Silva, as câmeras são inteligentes e de máxima tecnologia, pois aumenta a produtividade da Guarda Municipal. “O sistema permite contar o número de pessoas dentro do perímetro demarcado. Caso alguém deixe um objeto cair, automaticamente, o sistema alerta o que está acontecendo, sem a presença de um vigilante”, explicou.
 
Além disso, em determinadas faixas da cidade, o sistema aponta quais carros estão estacionados de forma irregular. “Estamos usando apenas tecnologia de ponta. Tudo será passado via protocolo IP. Com isso, as imagens de algumas câmeras estarão disponíveis no portal da Prefeitura. Assim, pessoas de fora podem ver o que está acontecendo na cidade”, disse. 

A tecnologia utilizada na transmissão e armazenamento de imagens será via IP, o mesmo do protocolo da internet. As imagens serão transmitidas para a estação de monitoramento da Secretaria de Defesa Social e depois armazenadas no Datacenter da Prefeitura, localizado em seu subsolo.

Já a transmissão de dados será feita parte dentro da própria rede da Prefeitura e parte via VDSL da Sercomtel. O presidente da Companhia telefônica, Fernando Kireeff, também participou da coletiva. Ele ressaltou a participação da empresa na modelagem do sistema, que disponibilizará sua rede de transmissão para conectar as câmeras à central de monitoramento.

Fotos: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos