Destaques

Saúde se prepara para realizar mais um LIRA

Saúde se prepara para realizar mais um LIRA

Último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti apontou um índice de 0,9%; chuvas e temperatura preocupam Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde começa nesta semana, os trabalhos que antecedem o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA), que deve ser iniciado na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O último LIRA foi realizado no mês de abril e apontou um índice de infestação de 0,9%, dentro do aceitável pelo Ministério da Saúde.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, nesta edição do LIRA, cerca de oito mil imóveis devem ser visitados. “Durante esta semana,  faremos o sorteio dos extratos, que são os conjuntos de imóveis que devem ser visitados, e organizando o trabalho de campo”, contou Belisário.

O coordenador contou que todos os 182 agentes devem participar do levantamento e mais 35 funcionários devem participar, supervisionando e fazendo a análise das larvas. “O LIRA deve ser feito durante toda a semana, finalizando na sexta-feira, cujos resultados devem estar prontos já na semana seguinte”, pontuou.

As chuvas desses últimos quinze dias também preocupam a Secretaria, já que a temperatura, por volta dos 22°C, é ideal para o desenvolvimento das larvas. “Nossa expectativa, no entanto, é que o índice esteja menor que 1%, como preconiza o Ministério da Saúde, já que, em momento algum, deixamos de realizar os trabalhos de prevenção”, ressaltou.

Belisário contou que os trabalhos de conscientização que vêm sendo realizados junto aos corretores de imóveis, condomínios e em conjunto com as CIPA’s das empresas têm sido feitos sem interrupção. “O resultado deste LIRA vai servir para desencadear novas ações, sob medida para as regiões mais afetadas”, disse.

Números da dengue

A Secretaria divulgou, nesta segunda-feira (25), os números atualizados sobre a situação da dengue em Londrina. Foram notificados 13.154 casos, destes 7.324 casos de dengue do tipo clássico, 20 casos apresentaram complicações, 27 apresentaram quadro de hemorragia, totalizando 7.371 casos confirmados. Oito casos foram importados.

A região leste apresenta 2.464 casos confirmados e a região norte apontou 1.381 casos confirmados até agora; a oeste 1.267; a sul confirmou 1.167 casos, enquanto a região central 1.036 e zona rural 56. Até agora, foram registrados quatro óbitos pela doença. A Secretaria acompanha 508 casos que se encontram em andamento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos