Cidadão

Assalto Literário será realizado amanhã no Terminal Urbano

Evento consiste em Performance e distribuição de livros, que também será realizado no terminal do Milton Gavetti; cerca de 200 livros serão distribuídos

O Grupo AARPA (Atrito Arte Artistas e Produtores Associados), em parceria com a Vila Cultural Cemitério de Automóveis, promove amanhã (30) um Assalto Literário. O evento é assim denominado pela característica de abordar as pessoas de surpresa.

Às 12h, o grupo, formado por Mário Fragoso, Monalisa Chicarelli, Cely Norder, Roque Bélico, Isabela Bortolotto e Heloísa Cypriano, se reúne no Terminal Urbano de Londrina para performance e distribuição de livros. “Após isto, o objetivo é embarcar em algum ônibus que vá até o terminal do Milton Gavetti (zona norte)”, explicou o jornalista e ator Mário Fragoso.

De acordo com o jornalista e ator, o grupo vai fazer uma performance no trajeto do ônibus. “No terminal do Milton Gavetti, também, haverá distribuição de livros”, afirmou. Esta performance consiste na leitura de poemas de autores londrinenses e paranaenses, e, oportunamente, de escritores nacionais e internacionais.

Serão distribuídos cerca de 200 livros, entre contos, crônicas, romances, poesias e textos dramatúrgicos. “Os livros são da Editora Atrito Art, que tem o objetivo de abrir espaço para autores locais”, informou o jornalista.

Fragoso explicou que o Assalto Literário busca atingir todo tipo de público. “O interessante foi que, no último assalto realizado, as pessoas que mais procuraram os livros foram as senhoras e as mães de família. Mas até motoristas, cobradores, por exemplo, nos procuraram”, contou.

O jornalista disse que o Terminal Urbano foi escolhido por nele circular o maior número de pessoas da cidade. “Os últimos dados que eu vi, apontavam que cerca de 150 mil pessoas passam pelo Terminal Central diariamente”, pontuou. “E, como Milton Nascimento proferiu: ‘Todo artista tem que ir aonde o povo está’”, aludiu Fragoso.

Segundo ele, a partir da leitura é que se adquirem conhecimentos, que podem ser transformados em sabedoria. O jornalista completou, dizendo que o que se nota nos assaltos é a surpresa das pessoas e a cumplicidade que vem em seguida.

O Assalto Literário é uma extensão do Festival Literário de Londrina (Londrix), que será realizado em setembro. O Londrix recebe apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). “A gente precisa falar de poesia e literatura durante todo o ano, não somente no Londrix”, concluiu Mário Fragoso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos