Assistência Social promove Conferência nesta sexta e sábado

Objetivo é propor melhorias na gestão do Sistema Único de Assistência Social na perspectiva da valorização dos trabalhadores
O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social promovem, nesta sexta (5) e sábado (6), a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Londrina. O evento será realizado no Hotel Londri Star (rodovia Celso Garcia Cid, Km 74,5 nº 3225).
O objetivo da conferência é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e na qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Além disso, a conferência tem a finalidade de avaliar o contexto da política de Assistência Social em Londrina à luz do tema geral proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social; estabelecer diretrizes para a política de Assistência Social para o biênio 2011-2013, além da eleição de titulares, suplentes da sociedade civil e os delegados para a Conferência Regional de Assistência Social.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jolinda de Moraes Alves, explicou que o Conselho é o canal instituído para fazer o controle social, de acordo com uma diretriz federal. Ele é composto metade por membros do governo e metade por membros da sociedade civil.
“Entre os representantes da sociedade civil, estão os usuários da política de assistência; trabalhadores da política de assistência, como assistentes sociais, advogados e pedagogos; além dos prestadores de serviços não governamentais”, informou a presidente.
Ela explanou que o Conselho se reúne, mensalmente, e que o ponto máximo do controle é a Conferência, realizada a cada dois anos. “Foram promovidas 34 pré-conferências com os usuários. Descentralizamos a Conferência, através das pré-conferências, que foram promovidas em todas as regiões da cidade, com a participação de 30 a 100 usuários cada uma”, informou.
Jolinda disse ainda que a mesma dinâmica da Conferência é seguida nos bairros. “Nas pré, elaboramos relatórios com propostas para melhorar a política de Assistência Social e indicar os delegados ”, afirmou.
São esperadas cerca de 750 pessoas para a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Londrina, entre os representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, profissionais e gestores da secretaria de Assistência Social, entidades e usuários. “A votação é realizada somente pelos delegados”, pontuou a presidente.
Jolinda destacou, ainda, a sua importância. “O que ficar deliberado na Conferência vai valer pelos próximos dois anos, com relação à consolidação do SUAS e da valorização dos trabalhadores”, concluiu.
A secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, também falou sobre a importância da Conferência. “É um espaço de debate essencial para aprimorar a gestão de Assistência Social”, disse. “Espaço para conferir as ações da gestão do biênio 2009-2011 e deliberar ações para os próximos anos, referentes à política de Assistência Social”, conclui a secretária.
Programação
Sexta (5/8)
16h – Credenciamento
18h30 – Abertura da Conferência
19h10 – Aprovação do Regimento Interno
19h45 – Conferência Magna – Drª Denise Ratmann Arruda Colin – Secretária Nacional de Assistência Social – MDS
Sábado (6/8)
8h – Apresentação Cultural
8h30 – Mesa: Avaliação biênio 2009-2011 – apresentação presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Drª Jolinda de Moraes Alves e secretária Municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali
9h30 – Debate
10h – Intervalo
10h30 – Apresentação do Plano Municipal de Assistência Social – Sandra Cristina Bianconi da Silva, diretora de gestão do Sistema Municipal de Assistência Social
11h15 – Processo Eleitoral – Apresentação dos candidatos
12h – Intervalo
13h30 – Plenária Final
14h – Término do processo eleitoral
16h – Intervalo
16h30 – Apresentação do resultado da eleição e dos conselheiros governamentais
17h- Encerramento




