Cidadão

Saúde realiza reunião com profissionais readaptados

Reunião será nesta quinta-feira (4); profissionais estão atuando na prevenção em saúde bucal nas escolas, creches, projetos e eventos

A Secretaria de Saúde, através da diretoria de Odontologia, promove, na quinta-feira (4), às 8h, a 6ª Reunião com profissionais readaptados da odontologia que será realizada no Centro de Especialidades Odontológicas. O objetivo é estruturar as equipes montadas que atuam na prevenção em saúde bucal,  em escolas, creches, projetos e eventos.

Segundo a diretora de Odontologia, Martha Beatriz Esgaib Issa, as equipes atuam em qualquer lugar em que são chamadas. “Nesses lugares, os profissionais dão palestras e apresentam os kits de higiene. É uma maneira da prevenção bucal sair de dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se espalhar pela cidade.”

A intenção é que as reuniões sejam realizadas mensalmente, sendo que o projeto foi iniciado em agosto de 2010. Conforme explicou a diretora, durante a segunda reunião deste ano, será apresentado um levantamento das escolas que receberam a visita das equipes.

“Os profissionais vão falar sobre o que foi feito. Esta reunião também contará com a presença de uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para que os profissionais odontológicos aprendam sobre boa alimentação e, depois, possam ensinar durante as visitas.”

Atualmente, a Secretaria conta com 14 profissionais readaptados, divididos em duas equipes, compostas, em média, por seis pessoas. “Em 2009, quando assumimos a diretoria, havia um número imenso de profissionais afastados por lesão. Então, surgiu a ideia de readaptarmos, saindo da cadeira e atuando no aumento do programa de prevenção”, explicou Martha.

A maioria dos profissionais foi afastado, por estarem com Lesão de Esforço Repetitivo (LER). “Antigamente, não havia rolinho de algodão. Esses profissionais que eram responsáveis por fazê-los. Por estarem afastados, muitos estavam emocionalmente abalados”, disse a diretora. Martha completou, dizendo que esta é uma forma de melhorar essas pessoas, além de ajudar a Secretaria a cumprir as metas que o Ministério da Saúde determina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos