12ª Conferência de Saúde tem início amanhã
Eleição dos novos conselheiros municipais, SUS e propostas do Plano Municipal de Saúde são focos do evento deste final de semana
Com o tema “SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a 12ª Conferência Municipal de Saúde tem a sua abertura oficial amanhã (5), no plenário da Câmara Municipal de Londrina, às 19h30, com a palestra do doutor Gilson Carvalho. A conferência, realizada a cada quatro anos, vai discutir temas importantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e eleger a nova formação do Conselho Municipal de Saúde.
Segundo o diretor Executivo da Secretaria de Saúde, Márcio Nishida, a Conferência é essencial ao SUS, pois é o espaço onde começam as discussões dos assuntos mais importantes para o sistema de saúde. Ele também ressaltou que o SUS não é formado exclusivamente pelo poder público, mas também pelo prestador de serviço e pelo usuário, que tem um papel muito importante.
O Conselho Municipal de Saúde é formado por 12 representantes dos usuários, dois representantes da gestão, cinco representantes dos trabalhadores da saúde e cinco representantes dos prestadores de serviços, chegando a um total máximo de 24 conselheiros que têm a função de deliberar quanto às decisões relativas ao SUS no município.
Além das eleições para o Conselho, os delegados, que participam da Conferência, também discutem as propostas levantadas nas pré, que devem integrar o Plano Municipal de Saúde, e deverão, ainda, eleger os delegados que vão representar Londrina na Conferência Estadual.
No sábado (6), a conselheira nacional de saúde, Ligia Bahia, realiza a palestra “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, que abre os debates e os trabalhos de grupo, que são as discussões das propostas levantadas nas pré-conferências, e que podem ou não ser levadas à plenária final. As discussões dos grupos acontecem na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, na rua Mauricio Nassau, 329, no jardim Europa.
No domingo (7), o coordenador nacional do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Artur Custodio Moreira de Sousa, coordena a plenária final, que vota as propostas discutidas pelos grupos de trabalho e que deverão ser utilizadas para elaborar o Plano Municipal de Saúde.