Curso para terapeutas comunitários chega ao fim
Quarto e último módulo finaliza curso que começou em 2010; 50 profissionais já atuam nos 35 grupos existentes na cidade
Cuidar de quem cuida é uma parte muito importante do programa de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), da Secretaria Municipal de Saúde. Pensando nisso, o programa capacita regularmente os profissionais interessados em trabalhar nos grupos. Amanhã (9) começa o quarto e último módulo do curso, que começou no ano passado.
Segundo a coordenadora do programa, Maria da Graça Pedrazzi Martini, o curso prevê 240 horas teóricas e vivenciais, e mais 120 horas de estágio prático, realizado em um dos 35 grupos existentes. “Desde o primeiro módulo, os alunos são convidados a participar das rodas já existentes, ou fundar novos grupos, portanto, já estão trabalhando com os usuários há algum tempo”, explicou.
Maria da Graça contou que 50 profissionais estão realizando o curso, e que um novo curso deve ser iniciado no ano que vem para profissionais de outras secretarias interessados em ajudar a aumentar a rede de acolhimento. “Nossos cursos duram 18 meses, e várias pessoas já manifestaram interesse, como por exemplo, os conselheiros de saúde”, disse.
O curso é realizado na sede da Fundação Tamarozzi, parceira do programa que empresta o local para a realização da capacitação. “Além de promover o autoconhecimento e o relaxamento, o curso intensifica as relações pessoais, e oferece conhecimento sobre teoria da comunicação, pensamento sistêmico e força comunitária”, informou a coordenadora.
Na comunidade, os resultados das rodas de TCI são evidentes, como diminuição do uso de medicação; controle de pressão arterial; fortalecimento de laços familiares e comunitários; maior aproximação dos usuários e funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e retorno à espiritualidade, diminuindo os problemas de saúde.
Atualmente, esse trabalho é ofertado no CAPS III, CAPS ad, Chefe Newton/Parati
Parigot, Cafezal, União da Vitória, El Dourado, Guanabara, Ideal, Vila Ricardo, Lindóia, Novo Amparo, Marabá, Ernani, Alvorada, Bandeirantes, Leonor
Panissa/Maracanã, Vila Nova, Centro, Cismepar, Carnascialli, Maternidade, Vila Brasil, Três Bocas, Guairacá e Paiquerê.
Foto ilustrativa




