Destaques

Prefeitura de Londrina migra dados para o sistema de informação mais moderno do mundo

Durante essa semana, os servidores estão transferindo as informações e dados do Banco ArcGIS para o novo Oracle, que garantirá mais performance, velocidade, segurança e autonomia para a Prefeitura de Londrina

Para tornar o Sistema de Informação do Georreferenciamento utilizado por todas secretarias, autarquias e fundações municipais de Londrina mais moderno, seguro e ágil, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), está realizando a migração do banco de dados do Sistema ArcGIS para o novo banco Oracle, modelo Exadata X8M. Ele é considerado o banco de dados mais rápido e moderno do mundo.

A migração de dados teve início na segunda-feira (18) e deve prosseguir até sexta-feira (22), quando as informações utilizadas pelos aplicativos georreferenciados vão migrar para o novo banco. Por isso, nesse período, os órgãos municipais poderão consultar todas as informações de suas pastas contidas nos aplicativos, mas ficarão impedidos de editá-las. Entre os aplicativos que estão sendo migrados estão o Zoneamento Fácil, o EIV On-line, entre outros.

Foto: Emerson Dias / NCom

O objetivo da mudança é modernizar o sistema de informação da Prefeitura de Londrina, que estava defasado há duas décadas e que, por isso, não tinha uma tecnologia tão adequada para atender a demanda atual. “Com isso, a mudança trará mais performance, segurança de dados, tecnologia de ponta, velocidade e possibilidades de novos desenvolvimentos em Tecnologia da Informação (TI) para a Prefeitura de Londrina”, disse o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

Segundo a gerente do Sistema de Informações Geográficas de Londrina (Siglon), Cinthia Camillo, a migração está sendo produtiva e dentro do cronograma esperado, graças à dedicação das equipes da Gerêcia de Infraestrutura, do Siglon e da equipe da empresa contratada para o suporte do ArcGIS, à frente da migração.

Foto: Vivian Honorato / NCom

“Nossa expectativa é que, além da performance excelente do Oracle Exadata, a integração dos dados seja mais ampla possibilitando a gestão das informações espacializadas de forma mais eficiente e ágil”, pontuou Camillo.

O diretor de Tecnologia da Informação (DTI), da Prefeitura de Londrina, Marcio Horaguti da Silva, explicou que o banco de dados Exadata X8M da Oracle trabalha com a linguagem SQL, que garante segurança e diversos recursos para os clientes e usuários, assim como permite retirar falhas de armazenamento de dados e aumentar o

Foto: Emerson Dias / NCom

desempenho em TI, mesmo nos trabalhos mais exigentes.

“Ele é o sistema de gestão de banco de dados mais utilizado no mundo e oferece recursos de segurança e performance, que garantem a qualidade do trabalho e a tranquilidade dos usuários, por isso se tornou a melhor alternativa para grandes empresas ou negócios, que possuem requisitos mais complexos”, explicou o diretor da DTI.

Para que a migração dos grandes sistemas utilizados pela Prefeitura para dentro do Banco de Dados da Oracle fosse possível, o trabalho contou com o empenho dos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), por meio da Gerência de Infraestrutura, e este em específico também com Gerência de Sistema de Informações Geográficas de Londrina (Siglon).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário Marcelo Canhada, pelo 3372-4312, com o diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Márcio H. Silva, pelo 3372-4054 e com a gerente do Sistema de Informações Geográficas de Londrina (Siglon), Cinthia Camillo, pelo 3372-4873.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos