Aplause comemora 22 anos com o tema “Festas”
Evento beneficente começa trocar ingressos por alimentos no dia 8 de setembro; 135 patinadores participam do espetáculo deste ano
Já tradicional em Londrina, o espetáculo Aplause chega à sua 22ª edição. Com o tema Festas, o evento acontece nos dias 16 e 17 de setembro, no Moringão, e começa pontualmente às 21h. Os ingressos podem ser trocados a partir do dia 8 de setembro por 2 kg de alimentos não perecíveis. A realização é da escola Dancing Patinação.
Neste ano, a Sanepar patrocina o Aplause, através da Lei Rouanet, que permite a dedução do valor do incentivo a espetáculos culturais de seus impostos. O Colégio Universitário também copatrocina o evento, e a Prefeitura de Londrina apoia o projeto, cedendo o local das apresentações gratuitamente. A Associação Patins & Ação também ajuda na realização do espetáculo, cedendo equipamentos de iluminação e pistas.
Segundo a proponente e proprietária da escola, Juliana Bicalho Sanches, Aplause vem sendo um sucesso desde 1989. “Neste ano, escolhemos o tema festas, com números de festas cigana, baile de máscaras, natal, oktoberfest, entre outros”, contou.
Serão 135 patinadores, de 5 a 19 anos, todos alunos da escola de patinação, que fazem o espetáculo. Além de participarem como patinadores, cada um paga suas fantasias e ajudam financeiramente a realização do espetáculo. “Todos ficam muito satisfeitos de participar, pois é o momento de mostrar às outras pessoas, o resultado de seu trabalho e treinamento”, comentou Juliana.
Seis meses a um ano é o tempo mínimo de treinamento para a apresentação. “Quando crianças, devido à pouca dificuldade técnica dos números, o tempo de treinamento é menor, mas, no caso de adultos, este tempo aumenta, porque os números são mais difíceis”, afirmou a proponente.
Juliana informou que cerca de 8 mil pessoas assistiram ao espetáculo no ano passado e 18,3 toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídas entre as 30 entidades participantes. “ No ano passado, contabilizamos 466 voluntários trabalhando nos dois dias do espetáculo”, explicou.
A proponente destacou, ainda, que nem todos os tipos de alimentos são aceitos. “Aceitamos apenas arroz, feijão, açúcar, óleo e leite longa vida, que serão trocados nos postos de troca e recolhidos pelas entidades beneficiadas”, explicou Juliana.
Ela ainda destacou a participação do Rotary Clube Internacional, que ajuda na escolha das entidades que receberão os donativos, na contabilização dos alimentos recebidos e na distribuição igualitária entre as entidades cadastradas. “Para receber os donativos, a entidade precisa apresentar a documentação ao Rotary, ajudar na coleta dos alimentos nos pontos de troca e trabalhar no evento. No ano passado, 30 entidades receberam 677 kg de alimentos cada uma”, informou.
“Por de ser muito bonito e acessível, o espetáculo é para todas as idades e classes sociais. Os alunos também ficam muito estimulados, pois, como essa promoção cultural é aqui em Londrina, todos seus amigos podem assistir”, enfatizou Juliana. Mais informações podem ser encontradas na página www.dancing.rec.br.




