Secretaria da Mulher promove 1ª Conferência Municipal
No evento, serão eleitas delegadas para etapa estadual; Plano Municipal de Políticas para Mulheres será discutido e avaliado
No próximo final de semana, dias 19 e 20 de agosto, a Secretaria Municipal da Mulher realiza sua 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, onde será apresentado o Plano Municipal de Políticas para Mulheres e eleitas as delegadas da Conferência Estadual, agendada para novembro. O evento será realizado na Câmara Municipal, situada na rua Governador Parigot de Souza, 175.
A abertura oficial ocorre na sexta-feira (19) e, logo em seguida, a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, faz a apresentação do plano municipal. No sábado (20), as atividades serão iniciadas às 8h, com a discussão e aprovação de propostas.
A delegação de Londrina será formada por 28 representantes, 19 da sociedade civil organizada e nove do poder público. As representantes londrinenses também deverão participar das eleições estaduais, em que serão escolhidas as 113 delegadas, que vão representar o Paraná na 3ª Conferência Nacional de Política para Mulheres, programada para ocorrer em Brasília, de 12 a 14 de dezembro.
Na 3ª CNPM, serão discutidas e elaboradas propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuir para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.
Conforme a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, o principal objetivo da Conferência Municipal é apontar as demandas locais. “Essas demandas necessitam de políticas e investimentos dos governos estadual e federal. Conhecendo essas demandas, poderemos fortalecer as políticas locais, como, por exemplo, a assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a criação da Secretaria Estadual da Mulher”, explicou.
As inscrições das delegadas foram encerradas na última segunda-feira (15). No entanto, que tem interesse em participar como observadora, poderá se inscrever na abertura do evento, que acontece na próxima sexta-feira (19), às 19h.