Iluminação pública também sofreu com o vendaval em Londrina
Além dos estragos, ladrões aproveitaram a queda de postes para roubar fiações; Sercomtel Iluminação já começou os reparos em diferentes localidades

A iluminação pública de ruas e avenidas também foram afetadas pelo vendaval do último sábado (23) em Londrina. Em apenas 24 horas, de sábado para domingo, a Sercomtel Iluminação (SI) registrou 107 chamados apontando problemas, quando a média é de 76 por dia. Do dia 1º de outubro até dia 22 deste mês, última sexta-feira, por exemplo, foram abertas 1.678 ocorrências, das quais 1.655 já haviam sido encaminhadas ou resolvidas até hoje (25) no começo da tarde.

“A chuva e o vento foram impressionantes, mas nossas equipes são preparadas e dão conta do recado”, diz o presidente da empresa, Claudio Tedeschi. Dos 107 chamados abertos entre sábado e domingo, cerca de metade (52) já estavam em resolução.
De acordo com o diretor de Operações da SI, Alexander Farias Fermino, todos os chamados abertos naquele período da tempestade serão verificados ao longo desta semana. Somente para hoje à tarde (25) haviam 18 chamados em atendimento. “O prazo para a execução dos serviços é de cinco dias úteis, dependendo das condições meteorológicas”, lembra Fermino.

Dos 52 chamados ainda em aberto, entre sábado e domingo, as regiões sul e centro foram as que menos tiveram problemas (cinco casos em cada uma delas), ao contrário das outras áreas da cidade. Na região norte, por exemplo, haviam 12 casos; na leste, 14 e na oeste, 16. Não foram registrados oficialmente problemas nas áreas urbanas dos distritos rurais, embora os casos nestas localidades possam aparecer nas próximas horas, como reflexo das chuvas e dos ventos daqueles dias.
Os maiores problemas registrados pela Sercomtel Iluminação são lâmpadas apagadas, lâmpadas oscilando ou acesas durante o dia, além de iluminação fraca e luminárias danificadas. “Na maioria dos casos, porém, muitas lâmpadas de uma determinada rua ou região apagam porque a rede elétrica foi afetada. Neste caso, a Copel é quem resolve e costuma fazer um ótimo serviço”, esclarece o diretor de Operações da SI.

Furtos e mais casos – Nem mesmo durante o vendaval, e com a cidade danificada, os ladrões perdem oportunidade de agir. Depois que a ventania derrubou dois postes ornamentais na praça da Rua da Imbuia, no Marumbi/Leonor, na região oeste, por exemplo, os fios ficaram expostos e bandidos aproveitaram para furtá-los. As quatro luminárias ficaram no lugar, mas avariadas pelo vento. Naquele mesmo dia, técnicos da Sercomtel Iluminação estiveram no local para isolar a área e os pontos dos postes que poderiam oferecer riscos aos usuários. Um boletim de ocorrência foi aberto e os eletricistas da empresa já iniciaram os procedimentos para os reparos.
Dentre todos os pontos identificados com problemas na iluminação pública após o vendaval um foi a praça da Rua Vespertino Ferreira Pimpão, no Santa Rita 3, também na região oeste. A força do vento arrancou as quatro “pétalas” (luminárias de vapor de sódio de 400 watts) de um superposte de 20 metros de

altura que existe no local. As pétalas voaram e estilhaçaram no chão. E, assim como no primeiro caso, técnicos da Sercomtel Iluminação isolaram o local e os pontos que poderiam oferecer riscos, e já estão tomando as providências para fazerem as manutenções necessárias.
Do outro lado da cidade, dois postes localizados na esquina da Rua Luiz Brugin com a Avenida Saul Elkind, próximo do Centro de Imunização da Região Norte, foram quebrados durante o vendaval, e as luminárias de LED, também. A Sercomtel Iluminação vai fazer a devida reposição, mas aguarda primeiro a Copel refazer a rede elétrica de baixa tensão do local para tomar os procedimentos necessários para a ligação das novas luminárias. Todos os serviços serão realizados ao longo desta semana.
Para entrevistas: Claudio Tedeschi, presidente; Alexander Fermino, diretor de Operações da Sercomtel Iluminação. Contatos com Marcelino (43) 3375-2764, 99995-1403.