6ª Conferência Municipal do Idoso começou hoje
A Conferência, realizada entre hoje e amanhã, avalia as políticas públicas de atenção ao idoso no município
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), com o apoio da Secretaria Municipal do Idoso, deu inicio hoje (18) à 6ª Conferência Municipal do Idoso, que se realiza até amanhã (19). A solenidade de abertura ocorreu na Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), na rua dos Funcionários, 363, jardim Mediterrâneo.
A Conferência deste ano é regida pelo tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e objetiva avaliar as políticas públicas de atenção à pessoa idosa no município e estreitar o elo entre as Secretarias, ampliando e consolidando o compromisso de toda sociedade com o poder público.
Para a realização da conferência, o CMDI e Secretaria realizaram, no início de agosto, seis Pré-conferências. Foram ouvidos idosos de todas as regiões de Londrina, além de uma pré específica para a rede de serviços e profissionais da área, somando mais de 500 participantes, em sua maioria idosos, que evidenciaram suas necessidades e debateram propostas para aprovação na 6° Conferência.
Além da solenidade de abertura, o primeiro dia da conferência programou a palestra do especialista Dr. João Batista Lima Filho, que é médico Geriatra e Gerontólogo, representante titular da Pastoral da Pessoa Idosa no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, e uma mesa redonda com o tema: “O papel das políticas públicas na garantia e defesa dos direitos da Pessoa Idosa”.
O prefeito Barbosa Neto disse aos presentes que, através da conferência, é exercido o ato de cidadania. “Os que participam hoje das discussões estão exercendo os seus direitos e traduzindo desafios em políticas públicas, escolhendo o que é melhor para a nossa cidade”, destacou.
Barbosa Neto ainda reafirmou seu compromisso de continuar a investir na secretaria do idoso. “Londrina é uma cidade pioneira na defesa dos idosos e nossa administração avalia a secretaria do Idoso como um investimento de saúde pública para a cidade”, disse.
Para a Secretária Municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, as discussões realizadas refletem uma preocupação da população com o viver e envelhecer com dignidade. “Envelhecer não diz respeito somente aos idosos. Todos nós envelheceremos cada qual ao seu tempo, esse é um processo natural e, por isso, é responsabilidade de todos refletir sobre o tema”, afirmou.
A secretária municipal do Idoso destacou que Londrina é hoje referência no desenvolvimento de políticas voltadas para a população idosa. Está em processo de construção o Centro de Convivência do Idoso da região e, em licitação, o Centro de Convivência da região Oeste. A equipe da secretaria deve aumentar ainda este mês, já foram instaladas 28 academias ao ar livre, há ainda os projetos de Bailes para os Idosos e de trânsito, em parceria com a CMTU, entre outras ações.
“A administração do prefeito Barbosa Neto tem essa marca e essa preocupação com a população idosa e com a garantia de um envelhecimento digno para os londrinenses. Existem ainda muitos desafios, mas continuaremos buscando alternativas e propostas para continuar o trabalho realizado”, finalizou Liz Clara.
A presidente do CMDI, Ana Karina A. Barbosa, enfatizou a importância da participação dos idosos na conferência, para que eles estejam aptos assim a serem protagonistas nas conquistas de seus direitos. “O CMDI é pioneiro e, desde 1999, trata da pessoa idosa e pensa em políticas públicas para a questão do envelhecimento, com a participação do poder público e da sociedade civil organizada e, principalmente, da população idosa que agora, com as pré-conferências, participa de todo o processo”, enfatizou.
O promotor de defesa dos Direitos dos Idosos do Ministério Público, Miguel Jorge Sogaiar, disse que o envelhecimento é uma questão a ser discutida de fundamental importância, pelo crescimento do envelhecimento da sociedade. “O número de idosos vem aumentando, isso significa que as políticas públicas, para essa questão, precisam ser estimuladas e que essa conferência seja benéfica para todos os idosos. Participando das conferências ao longo dos anos, já pude perceber um amadurecimento de todos os envolvidos”, destacou o promotor.
Programação de amanhã:
19/8/2011
13h30: Relato da Gestão – Prestação de Contas
14h00: Plenária/Propostas
15h15: Apresentação dos candidatos
15h30: Coffee-break
15h45: Eleição CMDI – Gestão 2011-2013
16h15: Apuração dos votos/Apresentação cultural
17h00: Apresentação dos Candidatos eleitos/Assinatura e aprovação da ata de eleição
Fotos: Luiz Jacobs.