Saúde capacita agentes de combate à dengue
Aproximadamente, 140 agentes de endemias também recebem formação de orientação à população
A Secretaria Municipal de Saúde continua, nesta semana, as ações de rotina no combate à dengue. O treinamento dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde, para a formação no combate à dengue e orientação à população, também, têm prosseguimento esta semana.
Na semana passada, 130 agentes comunitários e 80 agentes de endemias receberam a capacitação. Esta semana, do dia 23 a 25, aproximadamente, 140 agentes de endemias, divididos em três turmas, participam do treinamento.
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Élson Belisário, o treinamento tem a finalidade de preparar os profissionais quanto à orientação a população, com maior ênfase no cuidado dos vasos de plantas. “No último levantamento feito, do dia 1° a 5 de agosto, foi detectado que os vasos de plantas são responsáveis por 30% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, e o lixo no quintal tem 26%. Por isso, é necessário que a população esteja bem orientada quanto ao cuidado desses locais de maior risco”, esclareceu.
Belisário explicou, ainda, que essa capacitação tem o objetivo de prevenção. “No final do ano, devido ao verão, a situação começa a se agravar. Por essa razão, estamos em uma época de enfrentamento, para prevenir que essa situação ocorra nos próximos meses”.
O coordenador contou que as ações dos agentes comunitários continuam em todas as regiões. Hoje, a equipe de fumacê costal motorizado aplicou o inseticida nas ruas Paranaguá e Paraná, onde, segundo Belisário, houve a confirmação de um caso de dengue.
Números atualizados
O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (22) apontou 13.238 notificações feitas desde o começo do ano. Deste número, 7.465 casos foram confirmados, 5.577 descartados e 196 ainda estão sendo analisados pela secretaria.
A região leste apresenta 2.490 casos confirmados, a região norte teve 1.398 casos confirmados até agora, a oeste 1.282, a sul confirmou 1.189 casos, enquanto a região central 1.050 e a zona rural 56. Até agora, foram registrados quatro óbitos pela doença.