Diretoria de Ações em Saúde realiza oficinas nas UBS
Objetivo das oficinas é discutir metas diretamente relacionadas à situação da saúde da população
A secretaria Municipal da Saúde, por meio da Diretoria de Ações em Saúde (DAS), está promovendo oficinas para atender os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Saúde da Família. O objetivo das oficinas, iniciadas há cerca de 15 dias, é factuar e pensar algumas metas que se aplicam diretamente à situação da saúde da população. A equipe do DAS atendeu hoje a equipe da UBS de Alvorada.
“As oficinas discutem com os médicos, enfermeiros e toda a equipe das UBS a factualização de metas. Pontuamos 11 indicadores que interferem diretamente na saúde da população, como a cobertura vacinal e a cobertura de agentes de saúde, por exemplo, e suas metas de alcance desejáveis”, explicou a assessora da DAS, Ana Patrícia Cordeiro.
Durante as oficinas, é averiguado se os índices alcançados pela UBS em cada um dos indicadores são satisfatórios, para que ações possam, assim, serem traçadas. “Se é constatado que a cobertura vacinal realizada pela unidade de saúde não foi satisfatória, através de discussão, estabelecemos metas e planejamentos estratégicos, para que seja alcançado o nível satisfatório, que trará, por exemplo, a redução da mortalidade infantil”, enfatizou Ana Patrícia.
A assessora da DAS ainda destacou que é a própria equipe das UBS quem vai estabelecer as metas a serem cumpridas. “Somos um facilitador, mas é a própria equipe quem discute as metas e os prazos de execução das ações. O objetivo das oficinas é mostrar a importância de debater ações e de calcular os indicadores de cada meta. Faremos o acompanhamento e a intenção é voltar de três em três meses à UBS para realizar a avaliação”, disse.
As oficinas vão atender as 53 Unidades de Saúde do município. Na próxima semana, a equipe da Diretoria de Ações em Saúde estará na UBS da Vila Nova, no dia 31, e na UBS do Bandeirantes, no dia 1°.




