II Conferência para Juventude será realizada neste sábado
O tema central da Conferência é “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”
A II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude será neste sábado (27), na Câmara Municipal de Vereadores. O tema central da Conferência é “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, dividido em três eixos: Juventude, Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e integração das políticas públicas de juventude.
A Conferência para Juventude inicia às 10h30 com apresentação cultural. O credenciamento será realizado a partir das 11h e prossegue até as 13h. A abertura oficial do evento está marcada para 12h.
De acordo com a coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais e membro da Comissão Organizadora, Heloísa Botelho, durante a tarde haverá leitura do regimento interno, leitura e aprovação das propostas que vieram das plenárias e eleição do Conselho Municipal da Juventude.
Serão eleitos 19 membros da sociedade civil para o Conselho, no biênio 2011-2013. Os outros sete membros serão indicados pelo poder público. O encerramento da Conferência para Juventude está marcado para 18h, com atividade cultural.
Jovens de 15 a 29 anos de todas as regiões de Londrina e distritos irão participar da Conferência, sendo que são 80 delegados e 20 observadores.
“A grande maioria das propostas está no campo de políticas públicas de trabalho, emprego e renda; educação e profissionalização; espaços públicos de lazer e esportes recreativos; segurança e saúde, respectivamente”, pontuou Heloísa.
Ela destacou ainda que dentro das propostas, a juventude do meio rural encaminhou propostas de permanência dos jovens na terra.
A Secretaria de Governo é o órgão governamental para a articulação e realização desta Conferência, que conta com uma Comissão Organizadora, nomeada por decreto, sendo composta por representantes do poder público municipal, do legislativo municipal e da sociedade civil.
A coordenadora da Casa dos Conselhos Municipais ressaltou a importância da realização da Conferência. “A temática juvenil se insere na agenda da política mundial, suscitando questões para a ação pública, a exemplo da inclusão dos jovens nas políticas públicas”, destacou.
Ela frisou ainda a interlocução dos jovens com a sociedade civil e o poder público. “Buscamos identificar a sua participação nas políticas públicas e as novas formas de expressão política da juventude na sociedade”. Heloísa disse também que, neste contexto, os jovens são os protagonistas desta Conferência.